MESTRE DETALHE - É UM BUG? TEM SOLUÇÃO? COMO RESOLVER?

Bom dia a todos

           A situação é a seguinte fiz uma aplicação mestre detalhe , o meu detalhe é uma grid editável com um [b]campo descriçã[/b]o em texto com [b]múltiplas linhas[/b].

         Quando executo a aplicação  mestre detalhe  o campo da grid editável fica normal [b]mostrando o campo descrição em texto com múltiplas linhas[/b] até aí tudo bem.

Mais quando eu avanço na paginação da grid editável , o campo texto com múltiplas linhas(texto área) se torna um campo texto comum.

          O ocorrido deixa o [b]campo descrição[/b] como o campo texto, ficando assim deselegante ,[b] a observação feita é que isso acontece somente quando é mestre detalhe[/b], pois se eu executar aplicação da grid editável separadamente isso não acontece.

Aguardo o retorno.

Acredito que o problema está no relacionamento entre as tabelas Mestre/Detalhe. Veja! Quando você “avança” para próxima página o campo esta ficando em “branco” como se não tivesse nada cadastrado, isso pode ocorrer devido ao relacionamento.
Pergunta: Você definiu os parâmetros correto no Detalhe?

Sim defini, seja bem ;

     Isso acontece sempre no mestre detalhe,  só no momento que eu avanço na paginação do mesmo, para retornar o campo [b]texto área[/b]  é preciso apenas atualizar a página com f5

relacionamento com tabelas não é , liguei tudo certo, a chave estrangeira, dei o visto mais de 10 vezes.