Bom dia a todos.
Estava eu sem sono e estudando JS, decidi, por brincadeira mesmo, tentar colocar uma mensagem no rodapé do form, de acordo com o campo do form que estivesse recebendo o foco.
Obviamente eu poderia usar a opção de hint (Configuração de ajuda) do campo, mas como eu falei, eu queria estudar, daí mesclei umas pesquisas no google com alguns neurônios queimados.
Código que coloquei na opção Javascript, Objeto Form, evento onLoad
// Atribui para cada campo do form os eventos onfocus() e onblur()
var inputs = document.getElementsByTagName("input"), item;
for (var i = 0, len = inputs.length; i < len; i++) {
item = inputs[i];
if (item.id && item.id.indexOf("id_sc_field_") == 0) {
item.onfocus = function() { document.getElementById("rod_col1").innerHTML = document.getElementById(document.activeElement.id).title; };
item.onblur = function() { document.getElementById("rod_col1").innerHTML = ""; };
}
}
// Aqui basta escrever uma linha para cada campo desejado, identificando o campo pela string "id_sc_field_"+NomeDoCampoNoForm. No meu exemplo, eu tinha 2 campos, descricao e login. Campos em que não deseja mensagem, basta não informar.
document.getElementById("id_sc_field_descricao").title = "Informe o nome do banco";
document.getElementById("id_sc_field_login").title = "Informe o login do usuário";
Vale lembrar que usei Exibir rodapé = SIM, Modelo para o rodapé = ELEGANT
Para outros modelos, deve-se inspecionar o código para ver se tem o mesmo elemento de id = “rod_col1”.
Bom, como falei, isso foi estudo meu, comecei há poucos dias.