Olá pessoal,
Estou desenvolvendo uma aplicação no Scriptcase que precisa consumir dados de uma API REST externa. Como caso prático, estou usando a API do YouTube apenas para testar a recuperação de informações de vídeos e canais, como título, descrição, estatísticas e dados do criador.
Durante esses testes, acabei analisando também como diferentes aplicações e serviços consomem dados do YouTube. Inclusive, existem versões modificadas do app, como o YouTube Mod APK, que utilizam integrações indiretas para oferecer recursos extras (por exemplo, reprodução em segundo plano ou ausência de anúncios).
Alguns desses arquivos são distribuídos por sites especializados, como o ytmodz, que é conhecido por disponibilizar versões modificadas do YouTube para fins de teste e uso avançado. Isso me ajudou a entender melhor como chamadas externas, autenticação e limites de API podem impactar a performance e a estabilidade de aplicações que dependem do ecossistema do YouTube.
Minha dúvida principal, no entanto, é mais sobre boas práticas dentro do Scriptcase:
- Para esse tipo de integração, é mais indicado usar uma Aplicação REST nativa do Scriptcase ou uma aplicação em branco com métodos PHP (cURL /
sc_url_exec)?
Como vocês costumam organizar chaves de API, headers e endpoints para manter o código mais limpo, seguro e fácil de manter no Scriptcase?
Em relação à performance, vocês preferem trabalhar com algum tipo de cache via banco de dados ou variáveis globais, evitando chamadas à API a cada execução da aplicação?
A ideia não é discutir a API do YouTube em si, nem o uso de apps modificados, mas sim entender a melhor forma de estruturar integrações REST externas dentro do Scriptcase, especialmente quando a aplicação depende de dados de terceiros e precisa ser escalável e estável.
Se alguém puder compartilhar experiências, padrões de projeto ou boas práticas que já utilizou em projetos reais com Scriptcase, agradeço desde já.