Matriz de gestão de riscos no SC

tenho a missão de montar no SC uma matriz de riscos, pesquisei e não achei nada
algum dica? tenho os dados probabilidade e impacto
SQL SERVER DEVELOPER
SC 9.6

O Conceito da matriz de risco você já domina. O contexto especifico do resultado já foi desenhado?

O que dificulta é apenas a apresentação desses dados em uma forma de grid (linhas e colunas)?

opa! obrigado pelo retorno, conheço o conceito e já tenho o desenho a dificuldade é a apresentação dos dados

Você deve obter os dados já no formato que que eles serão apresentados, ou seja o SQL dev retornar uma matriz.
Você pode aliemtar uma tabela temporária e apreseta-la numa grid de consulta do SC.

entendi! poderia me dar uma ideia de como seria o formato da tabela para que seja apresentada na consulta

Desenhe um possível resultado de seus dados, pode ser em uma planilha Excel, cole aqui a imagem. Em cima dela podemos montar um layout e uma estrutura de tabela.
Pois Matrix de Riscos possuem uma variação grande de resultados para diferentes formas de análise.

O link que passei orienta como montar a grade de riscos.

Identificar os riscos.
Classificar os riscos.
Determinar as probalidades e impactos.

Isso deve trazer uma posição (coordenada na matriz) e com isso vc monta um pivot com os dados.

A quantidade de linhas e colunas vai depender da classificação das probalidades e impactos.
Se 2 riscos pertemcerem a mesma classificaçao de probalidade de ocorrer com memas classificação de impacto esses devem ocupar a mesma célula na matriz.

Exemplo: Classificação da probalidade: 25%(1), 50%(2),75%(3), 100%(4)
Exemplo: Classificação do impacto: baixo(1), moderado(2), alto(3)
Exemplo: Classificação das Cores: 1-3: Verde, 3-4: Amarelo, 5-7: Vermelho

Exemplo: Risco: Queda da conexão com internet -> Probalidade 50%(2), Impacto Alto(3): 2 + 3 = 5 -> Vermelho.

Esta deve ocupar a célula: linha 3 coluna 3 (cor Vermelha)

Não é difícil. O problema é que se aumentar a classificação tanto de probalidade quanto de impacto, a matriz muda, e fazer isso dinamicamanente deve requerer recursos mais avançados de programação.

Mas é um case interessante.

É só a gestão de riscos que deseja? Ou a de oportunidades também?

obrigado pelo retorno e pelas orientações, a principio é só gestão dos riscos caso funcione posso ampliar para oportunidades
vou montar algo e retorno

Vou criar um exemplo básico pois acho o assunto interessante.

obrigado pelo interesse no assunto, desculpe a demora estava em outra demanda
tenho os dados no entanto estou com duvida quanto ao formato da tabela para apresentar no GRID alguma sugestão?

Eu não faria em uma Grid.
Faria em uma blank ou report pdf.

Pois o número de colunas pode crescer horizontalmente.

Estou com umas demandas fortes aqui. Vou ver se consigo iniciar algo como exemplo.

impacto
5 3 3 6 2 1
4 4 11 11 2 2
3 15 62 27 8 1
2 27 94 45 4 1
1 36 105 35 4 2
1 2 3 4 5
probabilidade

agradeço se puder criar um exemplo, não tenho ideia de como montar em uma blank

montei uma tabela com campos
impacto
probabilidade
risco
impacto_probabilidade

SET ANSI_NULLS ON

GO

SET QUOTED_IDENTIFIER ON

GO

CREATE TABLE [dbo].[teste_matriz2](

[impacto] [float] NULL,

[probab] [float] NULL,

[risco] nvarchar NULL,

[impacto_probab] [float] NULL

) ON [PRIMARY]

GO

INSERT [dbo].[teste_matriz2] ([impacto], [probab], [risco], [impacto_probab]) VALUES (3, 2, N’Moderado’, 6)

GO

INSERT [dbo].[teste_matriz2] ([impacto], [probab], [risco], [impacto_probab]) VALUES (3, 2, N’Moderado’, 6)

GO

INSERT [dbo].[teste_matriz2] ([impacto], [probab], [risco], [impacto_probab]) VALUES (3, 2, N’Moderado’, 6)

GO

INSERT [dbo].[teste_matriz2] ([impacto], [probab], [risco], [impacto_probab]) VALUES (1, 2, N’Pequeno’, 2)

GO

INSERT [dbo].[teste_matriz2] ([impacto], [probab], [risco], [impacto_probab]) VALUES (1, 2, N’Pequeno’, 2)

Vou dar atenção a esse projeto na próxima semana.

ok, vou tentar algo aqui e vou postando
obrigado pelo interesse

algumas definições foram passadas pra mim matriz 5x5
sendo probalidade 1 até 5
impacto 1 ate 5

estou montando uma procedure para montar os dados

a procedure foi montada onde tenho a tabela no grid, agora é com a situação das cores

criado na aplicação GRID
Nesta situação a matriz não muda 5x5,
como mencionado acima a dificuldade agora é tornar dinâmico caso aconteça um aumento de probabilidade e de impacto

em breve divulgarei como fiz a procedure que monta os dados
quanto as cores utilizei a função
sc_field_style({CAMPO}, ‘FUNDO’, ‘14px’, ‘FONTE’, ‘Arial, sans-serif’, ‘bold’);
com uns IF

com ajustes na procedure quando existir valor zero

1 Curtida