Master-Detail, como salvar ao clicar no detail?

Tenho um formulário de pedidos (master) e outro com os produtos do pedido (detail).
O usuário irá preencher os campos do formulario de pedidos (marter) e, para facilitar a vida dele, quero que ao clicar na ABA referente ao formulário de produtos (detail), que o SC execute algum comando para salvar os dados do pedido automaticamente.

Como faço isso?
Tentei JAVASCRIPT, no md_produto mas da erro em todas as opções (onclick, onblur, onchange etc).

Bom dia! Deixa eu ver se eu entendi:
Ele vai preencher o pedido, depois na detalha ele preenche os produtos do pedido. Ai você quer que seja inserido tudo junto? Se for isso acho que não vai conseguir dessa forma, porque você ainda não tem o ID do pedido para inserir os produtos referente a ele.

Bom dia.
Ele vai preencher o cabeçalho do pedido.
Depois, ao invés de clicar em “Salvar” e clicar na aba de produtos, quero que:

preencha o cabeçalho e ao clicar na aba de produtos, o sistema SALVE automaticamente o pedido.
Como fazer isso?

Porque não ise O botão salvar do mestre é posicione na aba produtos após salvamento?

Eu não vejo problema do usuário preencher o cabeçalho (passo 1), clicar no botão SALVAR (passo 2) e depois clicar na ABA produtos (passo 3) e continuar o serviço dele (passo 4).

Mas o cliente quer preencher os dados do pedido (passo 1) e AO INVES DE CLICAR EM SALVAR, que o sistema SALVE AUTOMATICAMENTE ao clicar na ABA de produtos (passo 2) e continuar o serviço (passo 3).

É possível, ao clicar na ABA detail, salvar o master?

Ao salvar vai haver um recarregamento de página.
Quantas abas tem essa aplicação?