Olá a todos,
Tenho um campo telefone que, no banco, está como varchar(10).
Como formatar a máscara deste campo no SC para que mostre o telefone como (81)1234-5678 e salve apenas 8112345678.
Grato,
Help do SC
MASCARA DE CONSULTA: Define a máscara de consulta do campo. Esta propriedade é utilizada quando se define o tipo do campo sendo numérico. Por exemplo, para se formatar um número de telefone com parênteses e traços, utilizamos “X” e “Z”;onde utilizando X na máscara (xx)xxxx-xxxx o número zero é permitido, já utilizando Z na máscara (zz)zzzz-zzzz o número zero é inibido. Assim, quando o campo perde o foco o telefone que foi digitado recebe o formato da máscara de consulta. Observação só é permitido na máscara o uso das consoantes x e z.
Coloque o tipo do dado como NUMERICO e a mascara conforme sua opção.
Espero ter ajudado.
Olá gcarvalho,
Já havia tentado esta solução. O problema é o seguinte:
O campo telefone está com o tipo número. Quando eu preencho o campo com algum número de telefone, tudo funciona bem. O problema ocorre ao deixar o campo em branco. Se eu colocar a máscara (xx)xxxx-xxxx, ao sair do campo ele preenche com (00)0000-0000. Caso eu use a máscara (zz)zzzz-zzzz, ao sair do campo ele preenche com ()- e dá uma msg de erro de “dados inválidos”.
[]s
Allan
Bom não sei se sua questão foi resolvida, mas vou postar pois passei pelo mesmo problema, e outras pessoas podem estar passando por isso também.
Minha situação era igual à citada acima, o que fiz foi simplesmente usar a máscara da seguinte forma:
(##) #### - ####
Alan, na documentação do webhelp da versão 6 do scriptcase no exemplo de mascara para telefone ele usa assim:
[table]
[tr]
[td]Campo[/td][td]Máscara[/td][td]Valor Digitado[/td][td]Valor Formatado[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Número de Telefone[/td][td]+99 99 9999 - 9999[/td][td]123456789012[/td][td]+12 34 5678 - 9012[/td]
[/tr]
[/table]
Pois segundo a documentação o 9 Representa um caracter numérico (0-9)
Uso essa e funfa 100%…
minha base é sqlserver com campo int.