marcar dinamicamente em cada checkbox

Senhores / Senhoras
por favor, tenho um campo checkbox (tomador) que é preenchido na definição do form por uma tabela.
preciso que , quando eu marco um outro checkbox no formulário (id) , ele identifica esse (id) e marca no (tomador) a opção desejada automático, sem necessidade do usuário clicar.
Utilizo o evento ajax onClick. Já faço isso como valor, quando clica o (id) ele pega o valor e soma no campo(valor).

Como carrego o campo (tomador) com o valor correto e marco no checkbox correspondente? alguém sabe me dizer se é possível?

Obrigado a todos.

no evento ajax onclick usar jquery para marcar o campo select tomador como “select”.

Haroldo, muito obrigado pela resposta. Mas não sei faze-lo… pode me dar uma dica?

inspeciona o campo tomador e posta o código dele aqui.

html body.scFormPage form table#main_table_form tbody tr td div.scFormBorder table tbody tr td table tbody tr td div#div_hidden_bloco_3 table#hidden_bloco_3.scFormTable tbody tr td#hidden_field_data_tomador.scFormDataOdd.css_tomador_line table tbody tr td.scFormDataFontOdd.css_tomador_line span#id_read_off_tomador.css_tomador_line table tbody tr td div#idAjaxCheckbox_tomador.css_tomador_line table tbody tr td.scFormDataFontOdd.css_tomador_line input#id-opt-tomador-0.sc-ui-checkbox-tomador

#idAjaxCheckbox_tomador > table:nth-child(1) > tbody:nth-child(1) > tr:nth-child(1) > td:nth-child(1) > label:nth-child(2)

Essa é a inspeção do campo checkbox tomador?

Sim. Achei outra solução, sem ter que usar a marcação. Mas gostaria de saber, pois acho que será muito útil.

Sou novo em programação, por isso tenho algumas dificuldades.

Obrigado por passar as informações.