Macros na Consulta

Bom dia,

Olhei o log de atualização para a versão 5.1 e notei que houve muita modificação no Scriptcase, principalmente no Manual.
No entanto, no site da netmake pelo menu Download, Changelog, as implentações da versão 5.1 ainda não estão disponíveis para visualização.

Por fim, acabei encontrando um detalhe e gostaria de saber se alguém está com essa dificuldade também. Uso a macro sc_field_display() para mostrar ou não colunas na Consulta de acordo com parâmetros dinâmicos, no entanto, essa macro parou de funcionar neste tipo de aplicação. Isso está correto?

Obrigado,
Daniel D Santos.

Boa tarde Daniel Daré.

Já se encontra no site o ChangeLog da versão 5.01.00.

Em relação a essa macro, em qual evento ela está? Pois os eventos foram reformulados.

Onde encontrar documentação detalhada sobre tais mudanças?
Teremos que acertar manualmente todas nossas aplicações para tais ajustes?

Rafael, quanto ao changelog já verifiquei. Obrigado.

Estou utilizando a macro no evento “onRecord” da consulta.
“sc_field_display({abertura}, off);”

No entanto, atentei que ao acessar a ajuda do evento, as macros listados então no grupo “cons_on_record” e a referida macro não é listada ali.
O que ocorre?

Harold, acredito que essa macro seja “um pouco” importante para todos nós.

Obrigado,
Daniel D Santos.

OnRecord?
A cada linha pode ter ou não a exibição do campo? Tem sentido isso? Para mim você pode desabilitar a coluna toda, não por linha.

Harold, tem sim.

Crio um campo do tipo imagem HTML para receber uma ligação e somente ser exibida em uma situação específica.

Na aplicação em que utilizo, através de cada linha da Consulta, verifico se o item já tem algum orçamento aberto, caso não tenha, funciona como um alerta ao usuário, que clicará em cima da imagem e poderá gerar um orçamento do item e na próxima visualização da consulta, aquela imagem não estará mais visível.

Obrigado,
Daniel D Santos.

Nessa caso você não desabilita o campo na linha, e sim você deve enviar um valor vazio a ele, eu costumo criar um campo do tipo texto, e movimento um código html com tags de link e imagem, quando o registro não pede esse link envio vazio para o campo.

Continuo não vendo lógica em desabilitar o campo, pois isso desposiciona os campos seguintes relacionado a seus cabeçalhos.

Entende minha visão?

Entendi, uma boa alternativa. Sua forma de “desabilitar” o campo é jogando branco nele.

Mas se eu fizer isso, além de ter que alterar diversas páginas, algumas tem 8 colunas só com campos variáveis que devem ou não aparecer além de colunas com informações de texto e mesmo que comece a quebrar as linhas, eu arrumo a parte do layout com o cabeçalho (o qual não uso na coluna variável), mas complico a visibilidade de leitura da tela.

Obrigado,
Daniel D Santos.

Olá a todos,

a macro “sc_field_display” não é mais funcional no evento OnRecord, justamente pela explicação dada por Harold. É funcional no evento onScriptInit na consulta.

Rafael, boa tarde,
Bom, não é primeira vez que fazemos isso na verdade. Então, por que o changelog da versão não contempla também o que foi tirado ou parou de funcionar?

A cada atualização feita, entra 1 e sai 2, mas não adianta falar só o que entrou.
Porque não falam do que saiu?

A Harold passou uma “alternativa”. Eu trabalhava com outra.
A lógica dele, junto a seu estilo de programação funciona de uma forma, diferente da minha e diferente de outros. Não sou obrigado a ficar preso a isso.

Mas além disso, por que retirar algo que funciona e não tem impacto negativo sobre o desenvolvimento de uma consulta?
Pergunto, qual a chance de isso voltar a funcionar?

Obrigado,
Daniel D Santos.

Concordo com o Daniel e também com o Harold.

Para desabilitar um “campo na consulta” no onRecord não é o ideial. Até pq se vc tentar fazer isso, já no primeiro disparo do evento na primeira linha ele esconde o campo todo (todas as linhas).

Mas para esconder um “campo na linha” a dita cuja da macro funciona(va) e muito bem. E sinceramente, não vejo o menor problema em usá-la. Nenhum tipo de problema estrutal ou de lógica.

Agora por favor NetMaker, já ouviram falar em compatibilidade? Quantos desenvolvedores podem ter usado a macro como o Daniel usou… A 5.1 tinha que manter a macro funcional no onRecord para manter compatibilidade mínima. Com aviso de que na 5.2 ou .3 ou 1000 ela ia ser descontinuada no evento.

Pelo amor de Deus!!!

Rafael, obrigado pela compreensão. Tudo de volta ao normal.

Obrigado,
Daniel D Santos.