Macro desconhecida!!

Alguém já viu essa macro: sc_field_disabled_record

No manual não existe nem menção dela, pelo menos não achei.
Mas hoje ao entrar pra editar a aplicação que o Scriptcase cria do módulo de segurança pra definir os privilégios do grupo em relação as aplicações me deparei com essa macro que desabilita campos por linha em formulários multiplos registros.

Será que exitem mais coisas ocultas no SC?
Será que a NM tem intenção de melhorar a documentação das macros bem como atualizar os exemplos e deixá-los disponíveis no manual?

Boa pergunta Saulo. Vamos esperar a NM se pronunciar a respeito.

Risos, se vasculharem vão achar muita coisa que não esta no manual. Eu utilizo diversas delas.

Haroldo,

Seria interessante se possível você compartilhar este conhecimento, eu também achei uns parâmetros não documentados na macro sc_redir veja no post:

http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php?topic=6175.0

Paulo,

Eu acho que não devo compartilhar isso.

1. Se NM não documentou deve haver uma razão.
  2. Ela pode descontinuar de uma hora para outra.
  3. Como não há documentação o suporte pode acabar caindo em mim.

Haroldo,

Não concordo com sua opinião, pois eu compartilhei mesmo sabendo destes riscos e a pessoa que for utilizar é que se responsabiliza pelo uso sabendo que pode não estar funcionando em uma nova release, tenho certeza que mesmo sabendo destes riscos você deve utilizar estas macros e funções que descobriu em seus sistemas, porém cada um age de acordo com o que acredita ser correto eu prefiro sempre compartilhar conhecimento pois acabo aprendendo junto no processo.

Paulo,

Com quase 3500 postagens, acredito eu ter ajudado bastante a comunidade.

Haroldo,

Você e o Jovito são uns dos que mais ajudam no fórum eu só não entendi, só não entendi o fato de não querer compartilhar este conhecimento das macros "escondidas" do manual, como sabemos podem não estar no manual por falta de documentação mesmo, vários sistemas as vezes saem sem toda documentação concluída, e basta avisar que usa este seu conhecimento destas macros quem quer sabendo do risco. E como é que o suporte pode acabar caindo em cima de você? Você algum tipo de contrato com a Netmake que não seja a licença do seu scriptcase? O que eles podem fazer e bloquear sua postagem talvez nada mais do que isso.

Complementando o Saulo também ajuda bastante e não se restringiu a postar sobre a macro sc_field_disabled_record

Haroldo,

Compartilhei este post com parâmetros não documentados na macro sc_redir em Janeiro 28, 2013, 09:36:47 
  1. Não estão documentados
  2. Ela pode descontinuar de uma hora para outra.
  3. Mesmo não havendo documentação o suporte não caiu em mim.

Amigo,

Creio que o Haroldo não está se referindo a essas macros simples, começadas com sc. Também entendo seu lado de não querer compartilhar, pois são métodos e atributos contido no código fonte de cada aplicação, então não se tem nenhuma documentação ou como usa-las, é bem mais fácil resolver problemas solicitados do que passar um conhecimento de 3500 posts e muitos anos de “fuçamento”. Más fica uma dica para você, todo código usado pelo SC é usável nos eventos, basta acessar o código fonte e começar a ver e utiliza-los.

Não estou dizendo que não devemos compartilhar, devemos sim, más compartilhar oque é preciso também.