mais uma vez obrigado, nao queria causar polemica…mas acho ainda que é coisa simples
é estou na medida do possivel, mudando alguns conceitos, mas minha aplicação desktop, é bem grande: só de relatorio tem mais de 190, é um aplicativo antigo no mercado, desde 1993 na rua… então tenho que melhorar mas tambem manter compatibilidade com ideias antigas, meus usuarios são duro na queda…qualquer coisa que mudar que nao for de agrado, já vem porrada.
E nao somente para um segmento de mercado, tem varios ramos de atividade, com as mais variadas formas de tratar as coisas, desde um simples fluxo de caixa que passei apouco até relatorio de produtos bem simples, Quando se faz um sistema sob medida tipo “terno sob medida” a coisa é bem diferente. Outro dia no curso, encontrei uns colegas que nem sabia que nos sistemas antigos usava-se o enter para navegar de campo a campo, nao existia o TAB, os caras tem 25 anos de idade… eu com 47… falar de telas DOS, isso é meio que DINOSSAURO mesmo…mas eu tenho cliente com mais de 15 anos comigo.
Tem varios relatorios de peças que tenho que mostrar o nome da marca, pegando do fornecedor e se eu fizer join ou outro tipo de ligação no SQL, pode ser penoso, a base de dados tem cara que tem mais um milhao de registro, juntando com outra de fornecedores, mesmo com where dá carga no MySQL e muitos casos prefiro buscar o nome da marca caso a caso, no lookup mesmo, porque com a paginação isso nao pésa…
Eu acho que no final quando eu converter todo o sistema para Web, deve ter mais de 900 aplicações, já estou com 383
tem relatorio que consegui reduzir, colocando mais opções de filtros, mas realmente nao sei como isso vai funcionar na pratica, ele(usuario) pode achar que tem muita coisa tem usuario que quer telas diretas e objetivas, sei das vantagens desta ferramenta…
toda esta quantidade de relatorios foram criadas com o tempo, é impossivel saber se usam todos.
Por isso, eu te falo tem lookup que tenho que repetir mesmo.
Ari