Linux vs Windows

Olá pessoal! Resolvi postar algo interessante com relação ao ambiente de desenvolvimento onde o SC esta instalado.
Fiz uns teste bem interessante, onde testei as aplicações (Geração, Exportação e Importação de app’s e projetos), a mesma aplicação e o mesmo projeto fiz em dois ambientes diferente: Linux e Windows.

Minha conclusão é que no Linux o SC roda bem melhor e bem mais rápido que no Windows. Não sei se os SO tem algo a ver, mas a diferença é muito perceptível. Trabalho com servidores Linux e venho sofrendo um pouco com relação a atualização do Php, Bibliotecas, Mysql, etc… por não ter uma boa experiência na prática dos comandos do terminal (que é bem comum aos usuários do linux). Venho estudando a um bom tempo sobre os mesmos, porém, por se tratar de muito conteúdo (muitos comandos) e pouca prática acabo esquecendo. A melhor maneira de não esquecer é a prática, sendo assim fiz a migração de meu ambiente de produção toda pro linux e me deparei com essa diferença muito considerável.

Apenas uma sugestão, alguém já teve essa experiência com os dois SO ? Sentiu essa diferença no quesito desempenho?

Abraço a todos!

Em termos de Linux gosto de usar Slackware e Centos.

Uso o Centos como servidor!

Quanto a desempenho, imagine que o PHP + APACHE + MySQL (LAMP) é um TUBARÃO, o LINUX é igual ao OCEANO para o Scriptcase.

E o WINDOWS é um AQUÁRIO.

Bom pessoal entrando no tema, eu venho a um bom tempo trabalhando com ambos sistemas operativos.
Linux a grande Linux, muito veloz, si tem algum software que foi feito para ambos S.O podem ter certeza que o Linux da de 10 a 0 em requisito velocidade y desempenho. Agora quando se trata de configurações ai complica para que tem pouco experiencia com Linux.
Em velocidade y desempenho, e só comparar o PHP, Apache, Mysql y muitos outros softs… entre ambos y vai ver a diferença

Iniciei com linux em 2004, quando fiz vários cursos na www.elaborata.com.br em Curitiba, na época era com o Conectiva.
Nos anos 2006 quando passou a ser Mandriva, larguei mão.
Utilizei o Debian, red hat, mas há uns 5 anos iniciei com o openSuse e não mudei mais.
Mesmo fazendo muita coisa em linha de comando (conforme os cursos), utilizo muita coisa pela yast2.

A versão 7.1 e 8 do SC está instalando “redondinho” no opensuse.
Nesta último final de semana migrei o SC 7.1 com PHP 5.3.5 para SC 7.1 com PHP 5.4 e depois instalei de forma manual o SC 8, fiz a importação dos projetos, e agora estou revisando todas as aplicações, testando o novo SC 8.

Att,

Jocimar

Bom a diferença não precisa nem dizer que existe e isso se deve mais porque o apache é naturalmente otimizado para ambiente unix e a também pela maneira como o próprio linux lida com a parte de processamento e memória, eu tenho um ambiente rodando 7 clientes com cerca de 6 usuários cada o dia todo em um servidor com 4 gb de ram, 11 cores virtuais de 2 ghz e 100gb de espaço em disco, nesse ambiente rodo o php como fastcgi e mysql em full stack e a memória e cpu não passam de 56%. Pra fazer isso com windows nó mínimo precisaria do dobro de recursos e talvez não conseguiria.

Fato linux nunca será como o windows em termos de facilidade de uso (pra ninguém vir dizer que consegue fazer tudo no linux o que se faz no windows vou só dizer que estou falando de usuário nível iniciante / intermediário) mas o windows em se tratando de servidor web e até em serviços de rede em geral nunca será como o linux.

Propostas diferentes = Ambientes diferentes

Claro que cada caso é um caso! Eu particularmente uso windows no meu notebook e estou muito feliz, rodo meus jogos feliz da vida e trabalho, mas meu ambiente de desenvolvimento é todo online em ambiente linux, bem configurado fico livre de ameaças de infecção por vírus, invasões, corrompimento de dados e um monte de coisas que teria que me preocupar rodando meu ambiente localmente em windows.

Abraço!

RWindows é um grande videogame, excelente para jogos, mas que os programadores teimam em usar como ambiente de produção.
Uso Debian e Slackware.
Até como desktop é mais rápido que o RWindows.
Somente não largo o RWindows por que alguns bancos e o governo acham que somente a micosoft existe.
Tenho meu registro no linux counter http://linuxcounter.net/user/397546.html e incentivo aos que usam Gnu/Linux ajudarem nas estatísticas do linux counter.
Minhas três máquinas em que uso o GNU/Linux também estão registradas lá.
Para o scriptcase recomendo GNU/Linux.
A distribuição não importa desde que esteja atualizada e tunada. Embora ache que para maior compatibilidade o Debian seja melhor.
Somente não desmereço totalmente o Rwindows porque ele tem levado grande parte da população e produção mundial nas costas a algumas décadas (desde 1985).
Mas se você quer performance é hora de repensar seus conceitos sobre GNU/Linux.

Não vejo problemas em desenvolver no windows, mas produção não tem como , tem que ser linux, slackware, centos … e coloco em servidores na nuvem

Outro teste:

Fiz agora uma “Publicação” de um projeto com 170 aplicações. Os dados que obtive:

Windows, a mesma aplicação: 3 mim e 25 sec.

Linux, a mesma aplicação: 51 segundos.

É Alexandre quem sabe um dia eu não tenho condições de ter um computador pra jogos e outro pra desenvolvimento e aí consigo usar o linux, mas enquanto não for essa a realidade continuo aqui com meu Dellzinho I15R SE-4570 com 16GB Ram rodando meus jogos e de quebra fazendo uns projetinhos e ganhando um dinheirinho!!!

Meio OFF-TOPIC.
Não é o supra sumo como nosso Rwindows.
Mas entre as dezenas de sites com jogos para GNU/Linux.
Você pode começar com este aqui http://www.penguspy.com que lista alguns jogos com notas dos usuários.
Uma das maiores plataformas para compra e download de jogos finalmente chegou ao Linux. Falo do steam http://www.tecmundo.com.br/steam/37043-linux-como-usar-o-steam.htm
database do steam para linux http://steamdb.info/linux/
outros links:
http://www.linuxgames.com/
http://www.lgdb.org/ deve listar em torno de 1666 jogos para linux
http://www.gamingonlinux.com/
e etc, etc, etc… hehehehehehe

Também utilizo o SC em Linux

Eu chutei o balde.
Tirei o ambiente duplo de boot.
Agora somente estou com o Debian jessie (testing).
Quando preciso do Rwindows para meu sócio (aplicações da receita e etc), uso ambiente virtualizado.
Mas nem está fazendo falta, uso umas duas a três vezes por mês.
O desempenho da máquina aumentou e a produtividade com as ferramentas de desenvolvimento também.
Viva liberdade.

Utilizo apenas linux desde 2004!
Tenho uma estação com windows no micro de minha filha, pois ela gosta de jogos!

Att,

Jocimar

Jocimar,
Somos quase da mesma época.
Comecei em 1998 com a distro caldera por causa do dr-dos.
Meu filho usa o Linux educacional.
Agora coloquei o debian testing para ele.
Mas o Linux educacional é muito bom para crianças: http://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/
Dê uma olhada:
" O Linux Educacional é um projeto do Governo Federal que busca o melhor aproveitamento dos ambientes de informática nas escolas. Com a utilização do software livre, o LE potencializa o uso das tecnologias educacionais, garantindo melhoria de ensino, inserção tecnológica e, consequentemente, social.

A versão 5.0 foi desenvolvida pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o apoio de técnicos dos Núcleos de Tecnologia Eduacional. Possui novos aplicativos e novos recursos de interface e de interação totalmente desenvolvidos com base na experiência dos usuários. "

Baixe esta versão: INVIDIDUAL (PARTICULAR) - Destinada ao uso pessoal, de escolas privadas ou públicas que não fazem parte do PROINFO e telecentros que não possuem o modelo cliente/servidor. Esta versão não deve ser instalada em máquinas do projeto PROINFO.

É isto mesmo Alexandre,

Valeu pela dica!

Em jul/2004 quando mudei para linux foi em definitivo. Porém, meus primeiros passos no linux foi em mar/1999, por conta, e só em mar/2004 fiz os cursos na Elaborata, finalizando os cursos em 2005. Na época fiz todos os cursos disponíveis por eles, e solicitei outros cursos mais específicos, como configuração de vpn, e outros.

A minha filha (13 anos) utilizada windows com jogos, mas com o foco de seguir graduação no ramo de desenvolvimento de jogos (história, tema, não sei o nome correto), mas ela vem pesquisando empresas dos EUA e brasileiras nesta área. Na verdade a menininha é muito rápida. Ensinei como pesquisar no google, ler sem preguiça e achar o que é de seu interesse, e funcionou. Já está fazendo até ajustes no firewall do windows, ajustes específicos nos jogos, incluindo uso na minha rede local, já que tenho além do meu, outros 3 equipamentos. Serve e muito de laboratório para ela.

Neste momento estou remanejando máquinas por aqui, então a máquina atual dela após ficar disponível vou fazer conforme indicado para ela começar a estudar / usar os recursos comentados.

Att,

Jocimar

Vai a dica: http://producaodejogos.com/os-26-melhores-sites-brasileiros-sobre-desenvolvimento-de-jogos/

boa dica!