Ligação de consulta para formulário

Senhores,

Ao adicionar uma ligação de Aplicação (Grid), nas propriedades desabilito a opção “Habilitar botão de insert”, porém o SC habilita o botão “Novo”, antes isto não acontecia.
Então, na grade ao clicar no “lápis” não quero que tenha o botão de “Novo”, pois desvirtua o objetivo do link do registro que é para edição da linha escolhida. Não optei em deixar em “Sim” a opção de “Exibir o botão Novo na consulta” em Propriedades da Ligação.

Também adiciono botão (Grid) para chamar a mesma aplicação no modo de insert, com os demais opções desabilitados e chama o formulário corretamente.

Até a versão 7.01.0009 funcionava sem problemas! O problema ocorre também em aplicações desenvolvida até esta versão.

Versão 7.01.013 (percebi o problema em 7.01.012)
Tipo PostgreSQL Bronze Professional Edition

o “quebra-galho” é onload sc_btn_display (“Nome_Botao”, “on/off”)

se vc tiver utilizando o sistema de segurança do SC veja tb as permissões de “Inserir”.
parece q isso tem a prevalência sobre as demais opções…
sim é estranho.

Eloy,

Obrigado por compartilhar!
Já havia verificado também as explicações a qual você mencionou, e também entrei em contato com o NetMake sobre o problema!
Ao criar a ligação você têm a opção de habilitar o botão “Novo” ou não, por opção não marco para habilitar este botão.
A única coisa que não vou fazer nas minhas aplicações são estas “gambiarras” para corrigir problemas do SC!

Veja bem: Se ao fazer a ligação posso ter a opção de habilitar o botão “Novo” ou não, qual o motivo que o SC dá preferência pelo sistema de segurança ?, o sistema de segurança deverá funcionar em segundo estágio, ou seja, se ao fazer a ligação faço a opção de não habilitar o botão “Novo”, então a segurança não poderá habilitar, deverá fazer o bloqueio, se, ao habilitar o botão o usuário não tiver a permissão, aí concordo que o sistema de segurança o faça!

Obs.: No momento estou no aguardo desta correção!

Att,

Jocimar