Lentidão extrema no SC5

Após a instalação do SC5, acredito eu que o Apache ficou extremamente lento, até o SC4 que era rápido ficou amarrado.
Na lista de processos o httpd aparece 4 vezes.
Agora são 2 serviços do apache sendo executados…

Pra usar o SC5, gerar, executar…tá tudo lento demais.
Pra executar uma aplicação pelo firefox, que tem apenas 1 menu de 1 opção, com apenas uma aplicação de 2 campos, sem nenhuma intervenção minha, gerado automático, levo pelo menos 10 minutos.

O php-cgi.exe na lista de processos chega a consumir 95% dos recursos na maioria do tempo.
Executei um update do SC5 e o problema continua.

Algum dos colegas está passando por isso também?

Olá Rodrigo, boa tarde!

Dá uma olhada nos logs do apache pra ver se não tem alguma coisa causando essa lentidão… sei que em modo cgi o php fica um pouco mais lento, mas não tanto assim! se bem que em ambiente windows eu não duvido de mais nada hehe
Qualquer coisa tenta reinstalar o apache e php, ou então instala o lamp que já vem “quase” tudo pronto…

Att.
Robson

Oi Robson, boa tarde!

Já tenho o wamp instalado, acabei de baixar o zip do SC pra ver como fica…
Valeu!

Voce utilizou o instalador do SC?
se esta utilizando o wampp e utilizou o instalador do SC, então tem mais de uma instancia do apache rodando…
o que pode estar gerando a lentidão.

Vítor Jamil

Acabei de fazer a instalação manual dentro do meu wamp já existente e agora está funcionando certinho.
Obrigado a todos.

Onde podemos postar os erros encontrados no SC5?

Tenho alguns aqui:

  1. Criação expressa não codifica corretamente (charset) quando as tabelas tem nome acentuado;
  2. Criação expressa gera erro ao marcar opção ‘gerar fontes’ na conclusão;
  3. Criação expressa, quando não se marca a opção ‘gerar fontes’, na conclusão não faz nada, apenas volta à página home;
    Resumindo, criação expressa é tão expressa…
  4. Barra de opções lateral esquerda, abas abrem mas não permitem fechamento;
  5. Quando definindo aplicação tipo menu, o botão ‘importar aplicações’ não tá importando nada;
  6. Na aplicação gerada, em ‘Consulta’, no rodapé meu resumo aparece assim “[1 a 0 de 0]”, nesta tabela tenho 5 registros sendo exibidos;
  7. Em aplicação tipo ‘Menu’, em Layout->Cabeçalho & Rodapé, marcando ‘Exibe Rodapé’, as opções para rodapé não aparecem.

Por enquanto é só, comecei agora…

Acho que se todo mundo postar num mesmo lugar, fica mais fácil pra netmake ir corrigindo os bugs. Vamos organizar isso?

Um abraço a todos.
Rodrigo Araujo

Olá Rodrigo,

No fórum “Bugs” tem alguns probs encontrados pelo pessoal…

Teve um tópico que foi iniciado neste fórum e depois movido para lá:
http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=1377.0

Att.
Robson

Olá Rodrigo, vc conseguiu resolver o problema da lentidão, o meu SC5 depois da ultima atualização ficou lento demais, para alterar de aba fica uma eternidade, o sc4 esta normal na mesma máquina. Por exemplo agora estou tentando abrir em configuracao meu Scriptacase, e nao abre.

Qual o ambiente da sua instalação?

No meu caso a lentidão apresentasse apenas em aplicações com grande qtde de campos.

No meu caso eu uso o SC5 hospedado no meu servidor linux na locaweb, que tem 600mb de ram, 400mhz de cpu e link de 4mb. Não uso nada local na minha máquina.
Tive que dar um upgrade no servidor para a configuração acima e dividir meu sistema em mais tabelas, para a qtde de campos por tela diminuir.

Fora isso o SC5 não apresenta nenhuma lentidão.

Rodrigo Araújo

Estou com o Sc4 e SC5 na mesma máquina um linux ubuntu que esta rodando com uma vmware na minha maquina.

Essa semana começou a apresentar uma lentidão inviável de trabalhar, mas o sc4 que está na mesma máquina esta normal.
Para vc ter uma ideia demoro cerca de 1 min para abrir um projeto no sc5 coisa que no sc4 é instananeo.
Essa lentidão começou depois que fiz o ultima SC update (semana passada) e alterei para auto gravação.
Já voltei a auto gravação e continua lento.
Baixei uma versão demo e coloquei na mesma maquina so que no windows, e fica bem mais rápido o sc5 mesmo depois do update. acho que dever ser algo com o linux.

Att.

acho que resolvi… rodei o instal.php novamente.

Que banco vc usa na instalação do SC5? Eu mudei pra mysql e acelerou bastante aqui. Achei o sqlite muito lento pra gravar as alterações, com o mysql eu ganhei vários segundos em cada gravação (ao alterar características de um campo e pular pra outro).
Pra vc ter uma idéia, o SC levava 1 min e 25 seg pra gravar um campo alterado no sqlite, com o mysql esse tempo caiu pra menos de 40 segs.

Eu e o Robson aqui do forum fizemos vários testes usando o mesmo projeto e simulando sempre a mesma alteração, no mesmo campo. Cronometramos, eu no meu servidor e ele no servidor dele, que é bem mais rápido que o meu. O resultado era sempre igual no tempo de gravação, comprovando que o hardware não fazia diferença alguma, a diferença era mesmo entre os 2 bancos.

Outra coisa que ficou comprovada é que se vc possuir poucos campos na aplicação, tipo menos de 10, a gravação é bem rápida, coisa de 3 ou 4 segs. Para aplicações com mais campos como a minha, que chegava a 70 campos, o tempo aumentava bastante, o que pra mim, ficou claro que o SC sempre grava tudo a cada campo alterado e não apenas o campo que sofreu alteração em suas características.

Um abraço.
Rodrigo

Eu também mudei para mysql… ja havia feito esse teste no sc4.
agora ta bem rapidinho, só não sei o que o install.php possa ter alterado para ficar rápido novamente.
O banco está na mesma máquina que o apache.

Obrigado pela ajuda.

Att.