O uso de IA para revisar eu aprovo. Ela pode fazer sugestões que ajudam a ganhar tempo.
Mas com os relatos que temos na web ainda não sinto segurança para usar de forma a criar código do zero.
É um cassino, pode gerar coisa boa ou não.
Veja o relato deste artigo do dia 18/09/2025.
Cito:
" ## A dura realidade
Carla Rover, desenvolvedora web com 15 anos de experiência, descreve o “vibe coding” como um “belo guardanapo infinito no qual você pode esboçar ideias perpetuamente”. No entanto, sua experiência a levou às lágrimas depois de ter que recomeçar um projeto do zero. “Eu entreguei o trabalho como se a IA fosse uma funcionária”, diz ela. “Mas não é.”
O problema, como a Rover descobriu, é que o código gerado por IA pode estar repleto de bugs imprevisíveis: de “alucinações” que inventam nomes de pacotes a falhas de segurança e uma alarmante falta de “pensamento sistêmico”. A IA, segundo especialistas, tende a resolver problemas superficiais, criando soluções redundantes e confusas, em vez de uma arquitetura de software coerente. Feridoon Malekzadeh, outro veterano da indústria, compara isso a “contratar seu filho adolescente teimoso e insolente para ajudá-lo a fazer algo”. Ele estima que gasta entre 30% e 40% do seu tempo corrigindo bugs introduzidos pela IA."
Em minha visão a IA deve ser vista como um assistente. Mas um assistente que é um estagiário. Pode fazer coisas erradas, mas quem leva a culpa no final é você… que não revisou ou melhorou o código do estagiário.
Não nego que é muito bom para debugar um código que está dando errado.
Mas até a IA ser notável. Eu prefiro não confiar muito.