Inteligencia Artificial no Scriptcase?

Bom dia Pessoal,

Estou usando o Cursor Editor para programar com IA, Estou achando sensacional, não escrevo mais código, e não importa a linguagem. Explêndido.

Alguém sabe se a Netmake está fazendo alguma coisa neste sentido para o Scriptcase?

Se puderem comentar, Agradeço.

Celso Fonseca

1 Curtida

Boa tarde, como está? Pelo que ouvi falar ai vai sair a versão 9.13 onde terá integração com ChatGPT.

Também estou nessa.
Por não conhecer muito a linguagem, no caso node/react, se perde um tempo as vezes para corrigir erros.
Mas no Geral, a produção é o resultado e muito bom.
Já estou migrando meu sistema scriptcase.
Uso um mix de vs code/cursor/trae.ai com gpt códex e Claude.

Falo por experiência rotinas longas que por vezes esquecemos um ponto ou ponto e virgula ou outra coisa qualquer o que faço copio tudo e coloco na chatgpt faço referência a indicar que estou usando o SC e não é que a reposta com a rotina corrigida e fica resolvido e evitamos perda de tempo…

O uso de IA para revisar eu aprovo. Ela pode fazer sugestões que ajudam a ganhar tempo.

Mas com os relatos que temos na web ainda não sinto segurança para usar de forma a criar código do zero.

É um cassino, pode gerar coisa boa ou não.

Veja o relato deste artigo do dia 18/09/2025.


Cito:
" ## A dura realidade

Carla Rover, desenvolvedora web com 15 anos de experiência, descreve o “vibe coding” como um “belo guardanapo infinito no qual você pode esboçar ideias perpetuamente”. No entanto, sua experiência a levou às lágrimas depois de ter que recomeçar um projeto do zero. “Eu entreguei o trabalho como se a IA fosse uma funcionária”, diz ela. “Mas não é.”

O problema, como a Rover descobriu, é que o código gerado por IA pode estar repleto de bugs imprevisíveis: de “alucinações” que inventam nomes de pacotes a falhas de segurança e uma alarmante falta de “pensamento sistêmico”. A IA, segundo especialistas, tende a resolver problemas superficiais, criando soluções redundantes e confusas, em vez de uma arquitetura de software coerente. Feridoon Malekzadeh, outro veterano da indústria, compara isso a “contratar seu filho adolescente teimoso e insolente para ajudá-lo a fazer algo”. Ele estima que gasta entre 30% e 40% do seu tempo corrigindo bugs introduzidos pela IA."

Em minha visão a IA deve ser vista como um assistente. Mas um assistente que é um estagiário. Pode fazer coisas erradas, mas quem leva a culpa no final é você… que não revisou ou melhorou o código do estagiário.

Não nego que é muito bom para debugar um código que está dando errado.

Mas até a IA ser notável. Eu prefiro não confiar muito.

1 Curtida

Para códigos mais complexos, IA tem acerto de 10%, ou seja 10% do código sugerido é aproveitado.

Isso com IA paga, pois as versões gratuitas não chega na metade disso.

Mas ajuda muito na correção das sintaxes dos comandos, isso quando o programador vai digitando o código.

Compartilhando minha experiência com todos. Sou programador PHP a mais de 20 anos e também arranho coisas em python, node e javascript. Tenho me surpreendido com a qualidade do codigo gerado pelo cursor, além do conhecimento avançado que proporciona em tecnologias como docker, postgres e outras na preparação da estrutura para o sistema. Claro que reviso todo código gerado, mas no geral a IA tem se saído muito melhor do que eu com meus 20 anos de experiência. Creio que o que faz a diferença é a capacidade de raciocinio lógico que desenvolvemos com o tempo. Assim se souber preparar a persona da IA e souber orientar da forma correta as surpresas com erros diminuem absurdamente. E concordo que não adianta pensar que um prompt basiquinho vai resolver as coisas, isso muda a forma de trabalhar com a IA. Tem de saber como pedir, mas no geral tem sido Satifatório, e fico só imaginando o que vem por ai nos proximos 5 a 10 anos.

Abraços a todos.

1 Curtida

O duro é que a I.A. que eles vão colocar lá as vezes nem é uma I.A. que a
gente usa, e ainda vai ter que pagar mais uns R$ 300/400 pela release do SC. :exploding_head:

Tipo para assuntos gerais uso o ChatGpt 5 e para codificar uso o Claude Sonnet 4.

e assino a Abacus.AI - ChatLLM Teams tenho todas as principais I.A.

mas a I.A. mesmo uso só como um ajudante estagiário, ai pego o código dela e fico alterando corrigindo, etc. para meu uso.

1 Curtida

Opa … utilizo o Abacus também
Criei um projeto para “tentar” ensinar a IA a entender o mundo do Scriptcase, suas macros … funcionalidades … é um bom estagiário … mas minha real intenção é ter uma ferramanta que auxilie na conversão do código que é editável para outra linguagem mesmo …
Com códigos menores ela vai bem, o problema são códigos maiores … alucina bastante … então sempre tem que ir abrindo novos chats e meio que replicar os prompts com as instruções preliminares, acredito que conseguirei refatorar esses códigos mais rápidos dessa forma …