INSERT nativo do SC parou de funcionar - RESOLVIDO

Olá pessoal, estou com um problema estranho! Tenho uma aplicação que estava funcionando perfeitamente! Mas percebi ontem que do NADA ela não esta inserindo os dados no banco. É um formulário e seu botão de insert é criado nativamente pela ferramenta SC.
Quando coloco em modo DeBUG a aplicação após o insert não me mostra nada. Apenas da o refresh como se realmente tivesse inserido os dados.

Alguém ja passou por coisa semelhante ?

Obrigado!

Pessoal, fazendo uns testes aqui, descobri que o “possível” problema esta na macro sc_apl_conf.

Quando coloco essa macro no onAplicationInit para que o formulário venha em forma de inclusão, ele não insere nada no banco.
Quando removo a macro e deixo o form normal, ele insere.

Isso não acontecia antes de ter feito a atualização pras versões mais recentes.

Alguém pode confirmar se isso é um Bug?

Estou colocando dessa forma a macro: sc_apl_conf(“form_contas_pagar”, “start”, “new”);

Estou preocupadíssimo, pois antes funcionava, eu fiz o update no cliente e agora ta tudo parado! :frowning:

Abraço a todos!

Boa noite,

Já tentou colocar a macro no OnScriptInit()?

Qual seu banco de dados?

Testou criar um form do zero e utilizar a macro da mesma maneira? O problema acontece?

att,
Bernhard Bernsmann

Coloquei na OnScriptInit() mas continuou da mesma forma.

O meu banco de dados é MySql!

Não criei ainda outro form, por te tratar de um form totalmente customizado cheio de eventos!
Mas acredito que resolveria de uma certa forma criando do zero, o que não entendi é que essa aplicação esta rodando no cliente a 6 meses e nunca foi mexida. Só mexi pra mudar a versão mesmo nada mais, e do nada para.

Mas consegui resolver com o seguinte código:

if(!isset($_POST[“start”])) {
sc_apl_conf($this->nm_cod_apl, “start”, “new”);
sc_redir(
$this->nm_cod_apl,
start=true,
“_SELF”
);
}

Estou usando esse código agora! Créditos do nossa amigo Eliezer!

Obrigado pelo retorno Bernhard.

Agradeço seu feedback também Fred.

Vou reportar o problema para que nossa equipe de bugs possa analisar o caso.

att,
Bernhard Bernsmann

Fred,

        Quando ocorre erro em alguma aplicação minha do scriptcase e ele não mostra nada no debug eu vejo no log do apache, no log de erros se for algum erro de php ele geralmente mostra lá. Outra coisa existe alguma trigger habilitada nesta tabela que a aplicação parou de inserir?

Boa pergunta Paulo, não existe Trigger habilitado! Eu acho, apenas acho, que algo modificou com relação a macro! Tipo, dela funcionar somente quando chamado de um App e não diretamente, sei lá… apenas uma opinião do que possa ser.

Obrigado pela participação. Abração!

Boa tarde Fred,

Fui informado pela nossa equipe de bugs que o intuito da macro “sc_apl_conf”, é ser chamada através de uma outra aplicação, por exemplo:

Você cria uma aplicação de menu, e o no item do menu você chama uma aplicação de formulário, informando que ao iniciar ele irá vim em modo de inclusão.

No evento onexecute do menu, utilize a macro sc_menu_item para selecionar o item, abaixo, adicione a macro sc_redir, e em cima da macro sc_redir, a macro sc_apl_conf

if({sc_menu_item} == ‘_item1’) {

sc_apl_conf(…)
sc_redir(form_cadastro.php);

}


Será que não é por isso que estás tendo problemas?

att,
Bernhard Bernsmann

Justamente isso Bernhard, o problema que a gente descobre isso na raça, tipo, o manual do SC é MUITO artificial e tem muita coisa que explicando nos deixa mais na dúvida ainda, por exemplo, sobre essa macro no Help diz:

Esta macro permite alterar as propriedades de execução das aplicações, mudando sua forma de execução em relação ao inicialmente previsto. Desta forma, podemos forçar que um formulário inicie no modo de inclusão, ou uma consulta inicie pelo filtro, etc.

Esta macro deve ser utilizada, por uma aplicação, para modificar as propriedades de uma outra aplicação.

Tudo bem, “deve ser usada de outra aplicação, pra mudar as propriedades de UMA OUTRA aplicação.” e ainda no exemplo do código executado tem:

Ex. 1: Forçar a aplicação “meu_formulario” a iniciar no modo de inclusão.
sc_apl_conf(“meu_formulario”, “start”, “new”);

A pessoa entende que logo de cara é pra se usar dessa forma. Fico muito grato a você e a equipe pelo feedback.

Aproveitando, queria apenas contribuir com uma opinião! De nas próximas versões ou atualizações o Help vim mais bem estruturado com relação a descrição das macros e os exemplos dos códigos a serem executados. Pra quem ta iniciando (e gosta de ler manual) é uma mão na roda!

Abração!

Fred,

Sem dúvidas. Temos alguns pontos a melhorar em nosso web help. Levaremos sua opnião em consideração para releases futuras.

Entrarei em contato também com o responsável pelo Web Help para que a descrição dessa macro fique mais simples de ser entendida.

Muito obrigado pelo seu feedback!

att,
Bernhard Bernsmann

Problema ao utilizar a macro sc_apl_conf para iniciar um formulário em modo de inclusão no onApplicationInit.

Prezados,

Existia uma problema neste macro, quando a opção “Usar página index”, nas configurações do projeto, estava habilitada.

Corrigido na release
ScriptCase v7.1.010 - 06/11/2013 22:19

Obrigado pessoal do suporte e NetMake!