Iniciante com problema de data vencimento

Prezados, ainda estou iniciando os estudos em banco de dados e tambem praticando. Desculpem por não manjar, mas estou querendo fazer o seguinte:

criei um banco no mysql com os seguintes dados:

funcionario
data_exame
data_vencimento
status:

porém eu queria que o sistema fizesse o calculo de 1 ano exato e caso a data_vencimento estivesse maior queria que aparecesse uma mensagem com a frase " VENCIDO" e se a data estivesse em dia, a mensagem “APTO”.

Peço ajuda, caso alguem puder deixar aqui os codigos eu agradeço, gostaria de fazer engenharia reversa para poder aprender melhor.
agradeço a atenção de todos.

Bom dia pc_doido, bom vejo que vc ainda esta no inicio da ‘escovação de btis’ , então cara dá uma olhada nestes cursos online do dev http://www.devmedia.com.br/curso/mysql-completo/281 , requer login de assinante, mas vale a pena.
Sobre os códigos a galera vai postar aí pra vc…essa galera é muito boa.

Vamos lá primeiro peço que você utilize seu nome, para facilitar a nossa conversa.

Ok. Primeiro me explique melhor você criou um banco com os dados:
funcionario
data_exame
data_vencimento

São tabelas? Ou são campos de uma tabela?

Explique melhor o que você quer.

Amigos, eu sou iniciante e ainda estou estudando, estou crú. Mas é por isso que me cadastrei aqui para sanar e aprender com os colegas. Meu nome é Gildo, uso o login pc_doido porque fui jogador de game por muitos anos quando tinha 17 anos até os 30. Tenho muitos logins em varios foruns com esse login que tornei padrão.

Bom, vamos ao que interessa. Criei um banco com o nome de “exames” dentro dele eu criei uma tabela com os dados informados.

funcionario
data_exame ( a data que o funcionario fez o exame)
data_vencimento ( a data quando o exame estará vencido, cerca de 12 meses depois)
status ( campo onde deve ser automaticamente selecionado, caso a data do exame for vencida. Se a data do exame estiver ok, este campo permanece com a a informação de APTO.

Já fiz o banco e o scriptcase já criei a aplicação, porem quero que quando o funcionario entre na “grid_exame”, tenha a informação no campo “status” ou como APTO ou VENCIDO. Mas isso deve ser de forma automática.

Outra coisa, gostaria de pedir um codigo que eu pudesse adicionar dentro do meu formulário de consulta, onde cada usuário ao acessar sua conta, veja somente seus dados do exame, evitando que outra pessoa acesse suas informações.

Hoje eu fiz essa pequena aplicação para efeito de aprendizado, mas pretendo continuar estudando sobre o assunto.

Agradeço a atenção das pessoas que me derem apoio.

Gildo

Olá novamente pc_doido,
sobre esta questão de limitar os acessos, dentro do próprio sc(scriptcse) existem tem 3 ou 4 formas de vc criar estes apps de segurança limitando por senha, usuario e ou grupos de usuarios/apps, vai em arquivo>novos modulos>segurança é bem induitivo ele só pedirá que vc tenha uma conexão já definida e as tabelas no banco.

segue o link onde vc encontra algumas apps básicas já prontas(serve como ponto de partida) http://www.scriptcase.com.br/site/systems/systems.php

e tb vc pode sempre dar uma olhada nos exemplos do sc_samples V4 ou exemplosV5(projeto com várias apps de exemplos dentro do scriptcase) depende da versão que vc usa claro.

e tb vc pode dar uma olhada nos videos, eu já baixei todos e estao servindo de ajuda, ah só um adendo, não sou programador não, to até estudando php e xhtml/css pra reforçar e não ficar pra tráz…força vc chega lá!

link dos videos http://www.scriptcase.com.br/site/videos/videos.php

Brother não é querendo ser chato nem nada, mas agente não posta código com a solução do universo, as vezes sai alguns códigos mas em coisas difíceis ou em coisas que o SC não disponibiliza no seu site.

Se você assistir os videos do SC e ler a base de conhecimento você saberá fazer isso brincando.

Ai quando surgir alguma dúvida você procura a solução no fórum. E se você não achar essa solução nem em um lugar nem em outro, ai você posta sua dúvida, que tentamos resolver, agora alguém parar pra te passar códigos prontos eu acho difícil.

Espero que possa lhe ajuda o codigo que irei lhe passar.
Tenho um campo data vencimento onde eu calculo 15 dias apos a data_destino ser cadastrada

{data_vencimento} = sc_data ({data_destino}, “aaaa-mm-dd”, “+”, 15, 0, 0);

esse codigo eu coloco no onBeforeInsert do formulario onde tem esses dois campos.

Atenciosamente Arquimedes