Inclusão de tabela na consulta

Bom dia !

Estou iniciando em SC há 5 dias, venho de outra ferramenta de desenvolvimento (Genexus), confesso que já estou preferindo o SC. Estou usando a versão 9 e já começaram as duvidas…

Preciso desenvolver uma aplicação de BI em cima de ERP hospitalar, fiz a View no banco Postgre, funcionou ok. Criei uma consulta e selecionei duas tabelas, o SC montou o relacionamento eu corrigi a leitura do SQL, acertei as chaves e maravilha, funcionou.

Só que, agora eu preciso incluir uma outra tabela cuja chave estrangeira está em uma destas tabelas que estão na consulta.

[b]DUVIDA:Onde eu tenho a mesma tela que eu selecionei as tabelas no momento que eu criei a consulta para acrescentar uma nova tabela afim que o SC faça o SQL de acesso as tabelas?

[/b]

Conto com a ajuda dos colegas,
Luis Santos

Edite o formulário pelo IDE e vá no item do menu do lado esquerdo : SQL

Sugestão: Estude todo o webhelp, principalmente macros.
Instale o projeto Samples e estude todas as aplicações dele.
Assista aos vídeos no Youtube.

Começar na ferramenta já logo de cara sem o mínimo de conhecimento é ruim e improdutivo.

Bom dia Irmão Haroldo!

Tudo JP? eu assisti os videos, não instalei o modelo samples, porém, o que eu preciso não tem nos videos, necessito acessar o mesmo “wizard” que utilizei na criação da consulta, como se fosse numa versão de “alteração”.

Entendeu?

TFA,
Luis Santos

Já dei a dica de como alterar o SQL principal da consulta:
Edite o formulário pelo IDE e vá no item do menu do lado esquerdo : SQL

Com 5 dias de SC não da para assistir tudo.
É só uma dica para que se aprimore no SC.

Amado irmão, obrigado mesmo assim…se eu digo que vi todos os videos no final de semana e tu diz que não, deves ser um 33 vidente…

TFA,
Luis .’.

Não, você não entendeu.

5 dias para estudar todo o webhelp, ver os inúmeros vídeos que são postados a anos e estudar todo o projeto samples, é uma façanha e tanto, rs.

Mas a dica foi dada de como alterar o SQL da consulta (grid) após sua criação.
Uma vez criada a consulta não dá mais para entrar no modo wizard como é ao criar uma nova aplicação.

Pelo que entendi a sua necessidade vou te passar a minha experiência que tenho quando preciso montar
uma grid com várias tabelas:

  • No gerenciador de banco de dados eu monto o script todos os relacionamentos
  • Depois para melhor trabalhar com os campos e quando precisar de alterar algo no script eu crio
    uma view no banco de dados com o script criado;
  • Só depois que vou no scriptcase e crio a grid buscando a view que eu criei anteriormente

TFA.’.
Ronaldo.

Entendo que esse thread é antigo, mas gostaria de saber se Isantos continua com ScriptCase. Pergunto porque como vinheste do Genexus, e disse que já estava preferindo o ScriptCase, essa opinião me interessa muito.

Estou começando esse programa, estou achando bem promissor, mas ainda não comecei a desenvolver algo de pronto justamente pelo que o Haroldo falou de não começar logo de cara. O que quero é encapsular o que já sei para uso no ScriptCase, para não me meter em maus lençóis no futuro. Inicialmente está parecendo que estou patinando sem sair do lugar, mas sei que logo irei fazer coisas interessantes.

E obrigado ao Haroldo pela dica.

@AntonioCaldas,

Sugestão:

1 Curtida