imprimir cupom fiscal - ecf

boa noite

estou convertendo um sistema de cliente e nele tem a maquina de cupom fiscal - ecf

alguem ja desenvolveu sistemas para este tipo de equipamento ?

Não mas tenho forte interesse nisso

Alguma novidade a respeito?

Acompanhando…

Rodrigo

Sinceramente eu acho que pra conseguir usar uma impressora fiscal através de php é uma tarefa impossivel até pq os proprios fabricantes, nem sequer disponibilizam exemplos de programação para PHP …

Ë possível sim.

Não usando diretamente o php.

O que eu imagino?

Primeiramente para homologação de um sistema pdv com cupom fiscal, uma exigência é que se desconectar o cabo da rede dá máquina conectada ao ecf, esta deve continuar fazendo a venda e emitindo o cupom fiscal normalmente.

Acredito que uma VM com linux, apache, php, e um banco de dados Mysql com as tabelas necessárias, resolvam isso.

E quanto ao emissor: http://acbr.sourceforge.net/drupal/ resolve, pode imprimir o cupom fiscal integrado por arquivo texto ou por socket.

Já cheguei a fazer testes.

O sistema nessa vm, sincroniza os dados com um banco de dados central.

Não comecei a desenvolver ainda por falta de tempo, e por não ter saco de passar uma semana no loca para homologação do sistema.

Mas se tiverem pessoas sérias aqui, que assumam realmente uma responsabilidade, com prazos, eu posso gerenciar este projeto, dispor ambiente para desenvolvimento, e ajudar ele a sair.

Outra: Só terão direito aos fontes, aqueles que realmente participarem e cumprirem suas tarefas dentro do projeto.

Acredito que não mais de 5 desenvolvedores e com experiência em designer, programação php, sql e scriptcase v5 ou v6.

Os demais interessados, podem adquirir os fontes a um custo acessível que qualquer um dos 5 participantes possam vender.

Essas são minhas condições para participar de tal projeto.

É possivel sim imprimir via PHP.

Inclusive a Daruma disponibiliza uma DLL e exemplos com fontes
para PHP em http://www.desenvolvedoresdaruma.com.br/home/index.php

Eu não utilizaria DLL, pois exige a instalação do PHP no windows, e funciona exclusivo com este modelo de impressora.

Sugiro algo mais genérico, o acbrmonitor é configurável podendo trocar a impressora sem problema.

Haroldo, boa noite.
Eu me interesso pelo projeto, mas fiquei pensado sobre o “por que” da necessidade de VM, poderia explicar melhor?

Eu tenho um certo conhecimento e acesso diário ao famoso sistema Calypso, mantido pela Unisys, inclusive sou ex-Unisys Brasil. Trabalho todas as noites no monitoramento de 260 servidores calypso espalhados pelo Brasil em diversas redes de supermercados, incluindo GBarbosa (onde trabalho fisicamente), Bretas, Perini, Super Família e Mercantil Rodrigues. Hoje eu trabalho diariamente com GBarbosa e Mercantil Rodrigues, mas os outros grupos estão sendo incorporados aos poucos. Todas essas redes fazem parte do grupo Cencosud (Empresa em que trabalho). Hoje o calypso praticamente domina em número de servidores em todo o grupo, mas aos poucos estamos migrando de solução, infelizmente não posso dizer pra qual aqui.
Acesso pelo menos umas 150 lojas com calypso diariamente (via ssh), e geralmente faço intervenções diretamente nos pdvs via telnet. O calypso é um sistema antigo, feito em ansi-C, feio, não utiliza banco de dados, apenas (pasmem) arquivos texto, só que funciona que é uma beleza. tanto os servidores como os pdvs rodam com linux, a grande maioria com o antigo red hat. A título de comentário, o calypso é originário da Alemanha, tem pelo menos 20 anos de existência e foi desenvolvido inicialmente por uma empresa alemã chamada Borus, que foi comprada pela Unisys.
Antes que eu esqueça, nas 260 lojas que tenho acesso, todas são Daruma. A Unisys já testou diversas marcas, mas a daruma supera todas elas no quesito integração e durabilidade e facilidade de manutenção. Eu mesmo já consertei várias no meu tempo de Unisys. Pela minha experiência, o sistema adotado dita qual impressora deve-se usar, não será nunca uma escolha do cliente.

Se o meu conhecimento servir de algo eu poderia tentar ajudar e quem sabe um dia ter um sistema de frente de loja homologado pra ECF.

Grato.
Rodrigo

Bom sinceramente eu desconhecia mesmo sobre a daruma ter ate exemplos em php

Haroldo temos o nosso PAF homologado mas sinceramente não é algo muito interessante no nosso caso tivemos que nadar junto a maré pois ja tinhamos muitos clientes de ECF de tempos antigos mas hoje em dia tirando custo de desenvolvimento nosso custo anual para manter ecf paf é em torno de 8500,00 pois a homologação tem validade por 12meses tanto do fonte do PAF como a do TEF.
Sem contar os custos para deslocamento, custo da propria homologação na empresa certificada.
Outra não adianta falarem que com emulador funciona até para uma boa parte vc consegue testar depois de um certo momento tem q ter as impressoras nos compramos aos poucos varios modelos para ter como teste dentro da empresa.

e tem outra nos atendemos os tres estados do sul, aki no RS ja liberaram para empresas grandes como COLOMBO e PONTO FRIO o uso de NFe para o consumidor sem contar que ja foi aprovado pelo ecat o cupom fiscal eletronico , que será igual a nfe porem ao inves de imprimir o danfe imprime em uma impressora termica comum, inclusive nossa empresa junto com mais 5 aki do RS estao no projeto piloto desenvolvendo a aplicação e testando.

Então sinceramente para os colegas que tem essa necessidade é muito melhor procurar pela web empresas que tercerizam isso a um custo mensal de 40 a 50 reais por ecf é muito mais vantajoso tendo em vista o tempo que ainda teria para desenvolver e a vida util (retorno deste investimento)

abcs

rrma
So um detalhe sobre o sistema ditar a impressora, quando começamos também utilizamos apenas ELgin, pois somos distribuidores exclusivos para a zona sul, e a margem e comissionamento eram otimos … porem ao longo tivemos que incluir outras marcas se tu nao tem o teu concorrente tem atualmente atendemos todas as marcas exceto bematech por ela ser concorrente de empresas de softhouse

No caso que citei, o sistema ditou a impressora a ser usada, só que é um contrato que ultrapassa 1 bilhão anual, aí a coisa é um pouco diferente.
Pra pequenos e médios negócios realmente eu concordo com você.

a vm vai com o sistema instalado, apache, php, banco e aplicações tudo já funcionando. Não requer implatação presencial, protege os fontes, e faz o sistema funcionar fora da rede.

Eu não posso falar nada de outras lojas, mas nas que trabalho 99% dos pdvs são máquinas antigas, proc.celeron, 512 de ram e hd de 4gb p-ata do tempo do cuspe! Não rodaria vm neles. O linux instalado neles é bem capado pra rodar rápido.

os recursos que a vm usa da máquina sao baixissimos.