importar algumas aplicações em outra

olá a todos

tenho um sistema onde tem diversas aplicações (acho que é assim que voces falam no scriptcase).

agora estou fazendo outra, onde necessito de algumas aplicações da anterior (grids e forms).

como posso fazer isso, levando em conta que ultima usara um banco de dados diferente ?
Pois, quanto importei ele ainda fazia referencia à conexão anterior.

por exemplo, tem uma série de tabelas (bairros, cidade, estado, profissao) que são comuns a varios sistemas. Como voces tratam essa necessidade ?

agradeço orientação

Marque a aplicação e no menu de rodape escolha copiar e escolha o projeto de destino.

Na questão do banco é só mudar a conexão.
Nas tabelas em comum deixe a mesma coisa, ou seja, não mexa nos selects !!

Também tenho em banco comum a vários projetos. Neste caso faça uma conexão para este banco. Nas aplicações que precisar, informe esta conexão.

Exemplo: vc tem um formulário para cadastro de clientes que usa a conexão conn_cliente. Neste formulário vc tem uma select para listar bairros. Na select vc informa a conexão conn_geografia, que é a conexão com o banco de dados de bairro, cidades, estados.

Só não lembro se na licença professo mal pode ter mais de uma conexão, caso seja o seu caso.

o esquema de fazer um banco comum é interessante. Tinha isso em clarion, mas eram aplicações desktop.

então permitam ampliar minha visão:

Voces tem um banco comum e depois outro para o desenvolvimento especifico p/ o cliente a, b, c, d?

E na publicacao? Quando publicado como voce faz? Penso porque sao coisas distintas para clientes distintos.

esqueci: estou com a versao enterprise.

que facilidade! obrigado wander

Sobre bancos comuns a todos os sistemas:

Uso o Postgres.
No esquema public crio as tabelas que são comuns aos sistemas e no esquema do projeto crio as que só o projeto vai acessar.
Facilita bastante pra qualquer sistema.
É claro que tem algumas tabelas que voce precisa de outras para categorizar e/ou tipar para que filtros de campos selects possam mostrar apenas os registros para aquele projeto !

Funciona assim:

Tenho um banco de dados que chamo ele de geografia, onde tenhos os dados de bairro, cidade, estados. Uso esse banco para normalizar os endereços de todos os projetos.

Ai tenho um projeto de sistema de controle de frequência.

No projeto de controle de frequência, tenho a conexão conn_frequencia para o banco de dados deste projeto e mais uma conexão, conn_geografia para acessar o banco de dados geografia.

Sempre que preciso buscar dados de localidade uso a conexão conn_geografia no projeto de controle de frequência.

Exemplo: no cadastro de colaboradores, na parte de endereço, tenho selects para bairro, cidade e estado. Todos buscando dados no banco de geografia. Assim, quando atualizo dados no banco de geografia todos os projetos recebem esta atualização, sem precisar importar tabelas para atualizar. Se um bairro é inserido para uma nova cidade, todos os sistemas “herdam” este bairro.

Então, o banco de dados de geografia é universal em todos os meus projetos em que o endereçamento é normalizado.