Ignorar um campo da soma em uma consulta.

Bom dia pessoal, estou tendo dificuldades em uma situação.
Estou fazendo uma consulta onde um dos valores exibidos não deve ser somado, porém deve ser exibido, é para um sistema para gerenciamento imobiliário, onde alguns lançamentos são entre o proprietário e a imobiliária, então esse lançamento não interfere no valor da parcela do inquilino, porém o valor desse lançamento deve aparecer para que o administrador pague comissão aos corretores.

Se puderem ajudar, agradeceria muito, aproveitando a situação vou fazer uma crítica ao pessoal que administra o site, estou tentando postar essa dúvida há um bom tempo, eu me cadastrai, e eu perfil demorou muito tempo para ser aceito!

você deve fazer isso no select principal, retorne duas colunas com o valor, e numa delas conforme a condição retorne zero (pode usar o CASE WHEN), esta vc deve somar e exibir, na onrecord vc move o valor da outra coluna para esta.

NO select da sua consulta, no campo que será sumarizado:
SELECT
X,
Y,
sum( if( campo != n ), 0, campo )

from tabela…

O PRIMEIRO PARAMETRO É A CONDIÇÃO, O SEGUNDO É O VALOR RETORNADO CASO A CONDIÇÃO FOR VERDADEIRA, O TERCEIRA PARAMETRO É RETORNADO CASO A CONDIÇÃO SEJA FALSA.

NO MYSQL FUNCIONA “NA ALTA”!