Habilitar botão Cancelar

Tenho uma consulta onde possibilito a pessoa editar um registro existente ou inserir um novo registro abrindo um formulário, porém não estou conseguindo disponibilizar para o usuário o botão Cancelar, e o mesmo se encontra disponível na configuração de barra de ferramentas do meu formulário. Isso seria um bug ou estou esquecendo de fazer alguma coisa.

Quando executo o formulário diretamente pelo SC, o botão cancelar aparece somente para o caso de inclusão, para alteração não aparece o botão cancelar.

Nunca vi esse botão funcionar.

Haroldo, se você executar o seu formulário (com botão cancelar configurado na barra de ferramentas) e mandar incluir um novo registro, ele aparecerá, agora, se o formulário estiver ligado a uma consulta, ao clicar em um novo registro na consulta, o formulário abre mas sem o botão cancelar.

A existência desse botão para o caso de inclusão ou edição é essencial. Acho que isso é um bug.

Em edição nunca vi ele aparecer, mas você tem razão.

O sc deveria disponibilizar um array com todos os campos que sofreram alteração tanto para inclusão como para edição, e exibir esse botão para abortar salvamento.

No meu caso é formulário de Registro Único. Mas não precisaria ter o array, basta somente recarregar o conteúdo do registro do banco para os componentes.