Grid

Olá pessoal,

O formulário de grid editável é muito bom e de imensa utilização, apesar de eu achar que os botões das linhas, podiam ter a opção de aparecer a esquerda ou a direita do form.
Eu ainda não tive nenhum cliente que tivesse ficado satisfeito com ele a esquerda, pois perde o sentido de navegação via tecla tab.

Outra sugestão é que nos formulários de único registro, podia existir um campo do tipo grid.
O que quero dizer com isso?

Eu posso definir nas configurações daquele campo, qual tabela será alimentada, após o insert e com isso facilitaria problemas de comparação de valores.
Exemplo:

Em um formulário de contas a pagar, eu rateio meu pagamento em cheque, dinheiro e boleto. a soma dos 3 devem dar o valor da conta. Se isso não for possível, o registro não insere.

Usando o mestre detalhe da pra fazer alguns controles, mas nada impede que eu insira um registro sem ter rateio de conta. isso da margem de erro e a conta pode ficar perdida sem rateio.

Mas o master já não foi inserido ao registrar o rateio ?

Sim Cleyton,

O problema é que pela cabeça do cliente, não deve existir a conta registrada se o rateio não fizer uma contra-partida com o registro principal, ou seja:

Registrei uma conta de água a pagar no valor de 200,00

  • pagamento em dinheiro R$ 50,00
  • pagamento no cheque n.123 R$ 100,00

Se somar, vai dar 150,00 mas a conta é de 200,00
O que ele quer é que a conta seja registrada apenas se o rateio zerar com o valor da conta, o que faz sentido quando estamos falando no fato de que o usuário(funcionário da empresa) “procura” forma de errar.

Oculte o botão insert e trabalhe nos eventos, buscando a soma do rateio e comparando com o valor da conta. Faz um botão cancelar, que exclui o registro mestre e seus detalhes no BD.

Pode ser uma saída sim, mas na minha visão ainda não resolve o problema.

Se o cliente sair da aplicação sem terminar de inserir os rateios, a conta continua registrada e com rateios com valores errados.

Esqueci deste importante detalhe. rsrsrs

Ai tem que resolver no BD. Tabela temporária ou gatilhos.

Aí já concordo com vc. Tabelas temporárias ou procedures que verificassem a compatibilidade de valores etc, etc… resolveria o problema.
Mas já justifica a necessidade da sugestão que dei.

:wink:

A sugestão é válida sim, o que eu estava querendo era ajudar a resolver o problema a curto prazo. Pq a longo, pela NM vc já sabe … rsrsrs

Ahh… srsrs
Dar sugestão aqui é igual jogar na mega sena, vc tem apenas a esperança.

Mas vou ver o que faço com sua sugestão sim. clareou umas idéias boas… vlw!

Faz duas tabelas de conta e rateio no BD para registro temporário e após validar tudo vc faz os inserts nas tabelas “oficiais” e limpa as tabelas de registro temporário em um evento.