grid editavel

Salve Pessoal,

Estou com um problema em uma grid editavel, onde eu lanço os valores de um registro da seguinte maneira:

Valor | Juros | desconto | total(Campo Label)

Para tal, tenho um ajax simples, que joga no valor total, o calculo de valor+juros-desconto.

Acontece, que se eu preencher qualquer valor e for direto no clique do botão inserir ou atualizar, o valor do campo total não atualiza visualmente (Apenas no banco).

Na verdade, da para ver que durante o processamento do submit, o campo total altera seu valor, e depois do processamento, volta a ser o valor que era, sem a soma.

Tentei alguma forma de dar um refresh na grid editavel, para solucionar o problema, mas não consegui.

Alguma dica?

Já tentou colocar no evento onBeforeInsert a validação para o campo ou seja o calculo.

Acho que vc não entendeu o problema.
A validação está ok.
O que está acontecendo, é que na grid editável, (Não na grid editave view), se vc faz os cálculos via ajax, seja por evento onChange ou eventoOnblur, o campo valor total, só recebe o valor do cálculo (para efeito visual), se vc não clicar em um botão para submeter o formulário. Ou seja, vc precisa tirar o foco do campo antes de inserir ou atualizar.
Para efeito de banco de dados, mesmo esse valor não sendo alterado na tela, tudo ocorre normalmente, tanto que se eu paginar o formulário e voltar ao registro, os dados estão corretos.
O que está ocorrendo é que o campo no formato grid editavel, está guardando um cache do valor.

Eu sei que isso é um bug, mas não to querendo levar isso para os tópicos de bug pq eu quero alguma solução paliativa para resolver o problema.