Grid Editável (View) "Novo Registro"

Olá pessoal, seguinte; Percebi que no Grid Editável (View) não tem opção nativa de que após clicar no botão “Novo” o INPUT para inclusão do registro fique sempre no inicio dos já inclusos anteriormente.

Explicando:

Ao gerar um formulário do tipo Grid Editável (View), e clicar em NOVO, o sistema traz um input text para incluir o dado, ate ai tudo bem. Imagine o caso que antes de incluir algum dado tenha já cadastrado 20 dados (uma lista de 20 dados) ao clicar no botão NOVO o INPUT TEXT vai lá pra baixo, isso é péssimo pra usabilidade.

Nativamente a NM deve corrigir isso.

Alguém sabe informar se exige uma solução paliativa, ou se a mesma já existe nativa?

Abraço.

Coloque o botão novo na barra de ferramentas de baixo, assim ao clicar no novo a linha à inserir estará bem acima de onde foi clicado.

Não é isso! Não tem haver com o botão de novo registro. E sim da forma como esta acontecendo nativamente. Coloque 100 registros em uma Grid Editável sem paginação! Clique em Novo e verá que ele ativará um input text para inclusão na última linha, ou seja, lá em baixo. O pior que não estou conseguindo customizar isso por o código do SC ser amarrado. Fui estudar o código JS que faz isso e esta muito confuso, sem falar que o código gerado não tem uma linha de comentário pra ajudar a customização.

Aproveitando, seria interessante que nas próximas versões do SC a NM colocasse ao menos linhas de comentário nos códigos gerado.

Acho que essa função (Grid Editável) não vai fazer o que necessito pelo que estou vendo. Vou estudar onde fica o Jquery para essa função no SC. Tai ai a necessidade da aplicação ser um MVC. Mas é isso mesmo! Baixar a cabeça por causa de “limitações” é pior. Se conseguir algo posto o tutorial aqui pra todos. Se alguém tiver alguma opinião favor contribuir com a gente aqui. Vai ajudar muita gente.

Abraço a todos.

Respira fundo Fred.

Hehehe… Já venho fazendo isso a muito tempo Haroldo.

Aprenda a fazer do sc seu amigo e não inimigo.
Para se dar bem com a namorada você não cede as vezes?

prezados experts acerca do grid view tenho um probleminha caso eu utilizar como mestre detalhe 2 mestre detalhe so apenas um apresenta o botao novo em quanto o outro o botao novo desaparece. isto so acontece caso eu rodar o formulario dentro do menu principal, mas se eu rodar so o formulario o botao dos dois mestre detalhe aparece.

Correto isso é nativo do SC.

Fred, eu não entendi sua resposta.

Para mim, isso se apresenta como um bug.

A resposta ser nativo no SC me dá a entender que é um procedimento racionalmente pensado para funcionar assim.

Eu acho que não é Bug, eu já fiz dessa maneira que ele ta fazendo e não trouxe botões, agora se você criar o botão manual ele aparece. Quando tive esse senário pensei a mesma coisa. Agora se foi “um procedimento racionalmente pensado para funcionar assim”. Eu não sei.

Abraço e excelente dia!

aqui ninguem falou de botão manual, e em dois detalhes um dele aparece e o outro não quando chamado pelo formulário e quando chamado pelo menu ambos desaparecem.

Apenas pra não perder o foco da postagem:

Olá pessoal, seguinte; Percebi que no Grid Editável (View) não tem opção nativa de que após clicar no botão "Novo" o INPUT para inclusão do registro fique sempre no inicio dos já inclusos anteriormente.

Explicando:

Ao gerar um formulário do tipo Grid Editável (View), e clicar em NOVO, o sistema traz um input text para incluir o dado, ate ai tudo bem. Imagine o caso que antes de incluir algum dado tenha já cadastrado 20 dados (uma lista de 20 dados) ao clicar no botão NOVO o INPUT TEXT vai lá pra baixo, isso é péssimo pra usabilidade.

Nativamente a NM deve corrigir isso.

Alguém sabe informar se exige uma solução paliativa, ou se a mesma já existe nativa?

Abraço.

Olá, também acho isso péssimo, se tenho um formulário de 100 linhas, terei que descer as 100 linhas para incluir um novo registro, deveria ser automático na primeira linha. :frowning:

mestre detalhes y grid multi linhas , já foram reclamadas inúmeras vezes y ate hoje não receberão nenhuma correção ou melhoras

Sim sabias palavras, aconselho a ler também ‘A Arte da Guerra - Sun Tzu’ para domar o SC. kkkk

Tem que fazer um abaixo assinado para ver se anda essa implementação no SC nativamente.

Não adianta esperar, hoje faço uma grid (consulta), onde coloco um botão de ligação pra um formulário em modal. Assim que gravo os dados desejados, a aplicação de consulta retorna atualizado com o dados cadastrado. Coloco também ao lado desse “dado” cadastrado dois ícones (Editar e Excluir) onde em editar uso uma ligação pro formulário em questão e o excluir utilizo uma blank ao clicar no ícone(lixeira).

Isso resolveu esse problema. Não vou escrever “problema”, pois de fato não é, direi “alternativa”.

Como vocês resolvem uma coisa simples assim :

Um fomulário único registro com uma grid abaixo para mostrar o que já foi inserido
quando faço uma ligação não aparece a possibilidade de por num iframe … deve ter outra solução …

HTML5 resolve, no caso com Ajax!

Pode criar um campo Label recebendo o valor:

{campo_label} = "<iframe src=\"../formulario_exemplo/index.php\" style=\"border:0;  width:100%; height:400px\"></iframe>";

Assim vai criar um iframe da tela desejada, ai usa javascript para atualizar a grid após alterar o formulário, geralmente uso esse código:

Crio um método javascript e colo isso dentro:

var fram = parent.document.getElementById('nmsc_iframe_liga_frm_aud_lojas_itens_detalhe'); var srcant = fram.src; fram.src=''; fram.src = srcant;

Depois faço a chamada no campo ou botão desejado:

sc_ajax_javascript('nome_do_metodo');

Acredito que seja isso que esteja precisando, pelo que eu entendi.