Grid Editável (Mestre-detalhe) Como evitar ENTER = EXCLUIR ?

Pessoal, tenho num mestre-detalhe, um form único registro como mestre e um form grid editável como detalhe.
Quando teclo “ENTER” em qualquer campo deste grid, aparece uma caixa de diálogo perguntando se desejo excluir o registro (que ainda nem gravei!).
Mesmo marcando pra tabular com enter a mensagem aparece.
Também fiz eventos ajax onBlur para os campos darem foco no próximo campo, o foco funciona e o diálogo de excluir aparece em seguida.
Gostaria de saber se tem como não exibir essa mensagem, pois é muito difícil fazer com que o usuário não use o enter.

Agradeço qualquer ajuda.

rrma,

Também gostaria de saber isso… os clientes reclamam muito disso.

T+

Vamos ver se aparece alguém que já contornou esse problema, isso é problema velho do sc.

Algo que acontece comigo tbm, será que isso tem solução, pois é algo incomodo

No meu entendimento, se você marca “Tabular com enter” nas configurações do form e esta mensagem ainda aparece, então é erro do sc.
Estou mandando email pro bugs@sc.

Na V5 isso é uma falha, não sei dizer se pode ser um bug, mas o botão excluir é o primeiro botão do formulário, e por padrão a ação do enter no browser é acionar o primeiro botão do formulário (tag form). Não aconselho a utilizar enter como tab em formulários grids.
No meu ver a ação do enter deveria mudar o foco para o próximo campo e na configuração de cada campo deveríamos ter qual campo seguinte que receberá o foco, independente deste ser o próximo campo visualmente ou não.

Eu até configuro o onBlur de cada campo focando no próximo, mas não adianta, o sc executa o foco e abre a mensagem de excluir. Mandei email pro bugs mas não responderam, pelo menos ainda. O problema é que o cliente não quer saber, se “sou eu que faço” então tenho que fazer direito. Espero que a NM corrija isso. Se muita gente insistir quem sabe não atendem.

Pessoal,

A NM não considera isso um BUG… esse é um problema simples de ser resolvido, mas se não cobrarmos com veemência, isso não será resolvido… e todo mundo reclama disso…

O ideal era se fosse como SDHPU citou… que o campo indicasse o próximo TAB/ENTER… mas pra ser resolvido desta forma é melhor esperar a V7… por ora é bom que tire o DELETE da sequência e coloque o INSERT.

T+

Se todo mundo que lesse o tópico desse uma reclamada diretamente na NM acredito que agilizariam.

Consumidor que não reclama, paga filet e come banana!

olá,

Realmente isso fica ruim na operação dos usuários.
Netmake, favor nos dar algum feedback nesse assunto.

obrigado!

Boa tarde,

E se não for possível resolver, poderiam ao menos permitir a configuração da posição dos botões, para escolher entre direita e esquerda. Seria fantástico!

Obrigado,
Daniel D. Santos

Pessoal, só escrever aqui não vai adiantar muito, peço que escrevam diretamente à NM, solicitando a mudança, só assim podemos demonstrar que tem vários clientes insatisfeitos.

Eu já fiz esse pedido mais de uma vez.

Eu também já mandei como sugestão, como bug, pedindo para ser feito por clemência!

Mas não adiantou, fui ignorado em todas.

Obrigado,
Daniel D Santos.

Mandemos de novo então, que tal uma vez por dia? Todo mundo mandando?