Grid editavel executando onLoadRecord antes do onAfterInsert/Update(pela 2a vez)

Bom dia a todos,

Estou tentando fazer com que uma grid editável carregue, em um campo avulso (criado na mão, não vem da base) um campo de uma outra tabela, com possibilidade de inserir e atualizar.
No meu onLoadRecord eu trago o registro relacionando as Fk. O campo carrega tranquilo, caso o registro já exista.

O problema é que, ao inserir/atualizar o meu registro, eu preciso fazer com que eu atualize o valor nessa outra tabela. Então no evento onAfterInsert ou onAfterUpdate eu faço o sql manualmente para inserir. Só que ao debugar a aplicação descobri que o evento onLoadRecord é executado toda vez antes dos eventos “after”. Ou seja, se eu o campo antes era “teste” e eu o mudei para “teste teste”, ao tentar salvar, o scriptcase executa o onLoadRecord novamente e pega o meu o valor como “teste” novamente, e seta no campo, anulando a alteração!

Não sei se fui claro na explicação, qualquer coisa eu faço um passo a passo pra ver se alguém pode me ajudar…
Também aceito alternativas que não alterem com a estrutura da base de dados…

Obrigado desde já.

tente atualizar a tabela na onvalidate