grid editável com inclusão de campos na linha e na coluna

Pessoal,
Existe a possibilidade de incluir campos na linha e na coluna de um grid?
Tipo eu tenho diversos exames para fazer de diversas funções.
Na Linha vou incluir as funções e na coluna vou colocar os exames que devem ser realizados, marcando abaixo com um X.

Tem como fazer igual o excel faz?

Grato,

Tiago Sanches

eu n etendi muito bem n :-p

se eh form … vc ja tem as colunas … linhas seria os campos checkbox de cada coluna, dando select nas tabelas secundarias permitidno a pessoa a marcar masi de 1 opção?
seria utilizar a opção “atualizar tabela de ligação”?

entendi… Diogo… na aplicação eu tenho mais de 90 exames e mais de 100.000 mil funções, cada empresa tem um determinado numero de funções e um determinado numero de exames, em vez de eu criar no banco de dados um compo para cada função e cada exame eu preciso saber, se é possível eu criar alguma tela no scriptcase, que me permita escolher as funções e os exames. cada função tem um determinado numero de exames podem ter funções que farão os mesmos exames ou não por isso tenho a necessidade de marcar na função qual exame ela vai fazer exemplo:

[table][tr][td] [/td] [td] Audiometria [/td][td] RadioX [/td][td] Sangue [/td][/tr][tr][td]Auxiliar de escritorio[/td][td]X[/td][td][/td][td]X[/td][/tr][tr][td] Enfermagem [/td][td]X[/td][td]X[/td][td]X[/td][/tr][/table]

Isso ai seria matrix … que alguns chamam de table de pivot … n formas :-p

No relatorio sim, tem como apresentar … mas entrada de dados ainda n. Pq ai numa unica entrada de dados teria que realmente trabalhar com 2 tabelas em 1 nivel pra alimentar talvez uma terceira …

Teria que ser um form na tabela de Funções … utilizar tabela de ligação com a tabela de Tipos de exame pra poder listar o chechbox … e teria que ser grid editavel pra tentar listar dessa forma … seria uma forma de fazer.

Eu conheço como CROSS-TABLE.

Eu tenho uma aplicação de consulta que monto dinamicamente as colunas do relatório, é possível fazer.

relatorio sim… eh belezinha … mas ele quer uma entrada de dados desse nivel …
que significa 3 niveis de quebra …

esqueci, cross-table tbm :slight_smile:

tem 1 quebra na vertical, 1 na horizontal e a 3ºquebra que sao os dados cruzados.

Relatorio é beleza …

Pessoal pelo que comprendi existe uma possibilidade de fazer funcionar, porém não existe nada pronto no scriptcase para isso e tem uma opção chamada cross-table, alguém pode dar dicas de como utiliza-lo?

Eu pesquisei no google achei um exemplo em delphi mas não executa para eu ver o resultado, alguém pode me dar um norte uma dica de onde encontro isso para o sc?

Grato,

Tiago Sanches