grid desmancha ao fazer inner join no sql

Isso acontece muito aqui:
tenho uma grid já feita e preciso criar outra que é praticamente igual a anterior a única diferença é que precisa exibir um campo a mais que é inner join com outra tabela. Eu copio a grid original, já toda prontinha, e coloco na copia o inner join para puxar o campo extra que estava precisando. Resultado: assim que salvo a operação a grid desmancha toda e eu tenho que recomeçá-la do zero. Não é um problema gravíssimo já que não me impede de fazer meu trabalho. O problema é que me custa tempo. E perder tempo é muito chato.

Veja bem todos os campos e suas propriedades são criados e configurados a partir do select principal, qualquer alteração no select principalmente na cláusula FROM, o sc remove todos os campos para recriá-los então preveja bem sempre antes de criar uma consulta.

Isso que haroldo disse é chato pra caralho, mas é verdade.
Como previno muito isso, sempre crio a grid com os Joins prontos.

Outras formas:
1 - Criar uma view.
2 - Adicionar um AS em todos os campos, pois se precisar fazer um sub select, mesmo tendo os joins pronto, hora que der o AS nomedocampo vai perder tudo outra vez, se ja tiver a grid com AS em todos os campos não perde.

Boa noite,

Vou verificar este problema com nossa equipe de bugs.

att,
Bernhard Bernsmann