Gráficos

Saudações a todos!

Estou começando a trabalhar com gráficos no sc e achei que seria interessante se o usuário final pudesse escolher quais campos ele quer “relacionar” para exibir no gráfico… Desta forma, poderia haver uma opção para “Gerar Gráficos” na própria consulta (como um todo), e não apenas pré-definida em determinada coluna… ao configurar o gráfico, ele iria selecionar os 2 campos desejados junto com as opções do gráfico…

Att.
Robson

Bom Dia,

Com relação aos gráficos, ele é criado a partir da Quebra que é feita na consulta e totalização… Dependendo do que selecionar ele será mostrado desta maneira. Pelo que observei terão algumas mudanças na próxima versão com relação aos gráficos, mas não sei ainda o que exatamente (além do tipo que poderá ser em Flash).

Rodrigo Lins.

Olá Rodrigo,

Eu postei um ticket com uma sugestão em relação aos gráficos, especialmente para os de barras, onde deveria ter uma opção de ordenação das barras, tipo:

1 - Default - Geração padrão
2 - Ordem Crescente - As barras seriam geradas da menor barra para a maior
3 - Ordem Decrescente - As barras seriam geradas da maior barra para a menor.

Eu preciso disto aqui em nosso sistema, tentei de tudo mas não consegui.

Fica a sugestão.

Kleyber

Não faz sentido opção de ordenar os graficos.
Os mesmo são construídos por agrupamentos, imagine um gráfico de vendas por anos, ou meses,
você classifica por total de vendas, aí os meses vem todos trocados?
ordene sua consulta, se não conseguir criar uma group by, crie uma view em cima dse sua query.

Olá Harold,

Obrigado por opinar. É que no meu caso aqui existe uma necessidade específica de se ter um gráfico desta forma. É um gráfico que mostra o ranking de vendas de nossas lojas.

Eu tentei com uma group by e não deu certo, mas não experimentei com uma view. Talvez dê certo. Só te pergunto: não ficaria lenta a consulta?

Abraço,

Kleyber Derick

Não sei qual a quantidade de dados que você terá, mas as vezes temos que optar e perder um pouco a performance para ter o recurso desejado, algumas vezes tive que criar stored procedure, alimentar tabelas temporárias para obter os resultados desejados.

Harold,

Posso te enviar um screenshot? Assim vc tem uma idéia real do que preciso e de repente me dê uma idéia melhor… O gráfico consiste em ter no eixo X as lojas e no eixo Y os valores. Temos até agora 19 lojas e cada uma delas é representada por uma barra que contém o valor de venda da loja.

Kleyber

Veja um exemplo: http://infinitus.servehttp.com/sc4_31/app/Alumbra/conFatCli/conFatCli_teste.php
digite 1 no codrep. Esse exemplo é um dos diversos que desenvolvi em 2006 (era na versão 3), e vc pode obter o resultado que desejar, tudo vai depender do retorno de sua query.
Eu tenho o hábito de não me prender ao sc totalmente, o que ele pode fazer eu aproveito, o que não pode, eu vou atras de outras soluções.

skype: haroldopassos