Gráfico Comparativo (Orçado x Vendido)

Boa tarde a todos,

Li alguns tópicos do fórum, relacionados a essa questão mas ainda não consegui fazer o gráfico do jeito que preciso.

Gostaria que ficasse conforme esse outro tópico, com duas barras por vendedor:

http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php/topic,8642.0.html

Uma barra pra tudo que ele orçou no mês e outra para o que ele vendeu no mês, conforme esse exemplo:
http://www.scriptcase.com.br/exemplos-scriptcase/relatorios-graficos-php/grafico-3d/

Eu tenho uma tabela de orcamento, uma de vendas e outra de vendedor e meu sql ficou da seguinte forma:

SELECT
VENDEDOR.NOME,
(SELECT COUNT(NUM_ORCAMENTO) FROM ORCAMENTO WHERE ORCAMENTO.ID_USER = VENDEDOR.ID AND MONTH(ORCAMENTO.DATA) = MONTH (‘2014-04-01’) AND YEAR(ORCAMENTO.DATA) = YEAR(‘2014-04-01’)) AS ORCADO,
(SELECT COUNT(NUM_VENDA) FROM VENDAS WHERE VENDAS.ID_USER = VENDEDOR.ID AND MONTH(VENDAS.DATA) = MONTH (‘2014-04-01’) AND YEAR(VENDAS.DATA) = YEAR(‘2014-04-01’)) AS VENDIDO
FROM
VENDEDOR

Essa consulta me mostra o resultado com uma coluna com nome dos vendedores, outra coluna com quantos orçamentos fizeram no mês e última coluna com quantas vendas fizeram no mês.

Até ai, tudo bem, mas não consigo plotar essas duas colunas no gráfico de jeito algum.

Alguém tem alguma ideia?
Estou fazendo de errado ou o conceito de duas tabelas em um gráfico não funciona?

Muito obrigado!

Seria de grande valia se alguém me informasse o sql desse gráfico:

http://www.scriptcase.com.br/exemplos-scriptcase/relatorios-graficos-php/grafico-3d/

Acredito que a partir dele eu consiga resolver essa questão…

Obrigado!

Se não me engano esse exemplo tem no seu próprio SC, na parte de Novos Projetos (Selecione o modelo), se não me engano o nome do projeto é “SAMPLES”. Ai é só procurar o gráfico e estudar o SQL dele!

Muito obrigado pela ajuda Fred.
Além deste sample tem muitos outros que geram muitas boas ideias.

Contudo, reparo que em 3 exemplos onde temos várias series nos gráficos, a consulta sql se refere apenas a 1 tabela e é nesse ponto que encontro dificuldade.

O máximo que consegui até agora foi gerar 2 gráficos separados na mesma página. Um por Vendedor/Orçado e outro por Vendedor/Vendido.
Não consigo plotar os gráficos um em cima do outro.

O resultado do meu sql é bem simples, retornando 3 colunas apenas (nome vendedor, orçado, vendido), mas não consigo fazer o resultado que preciso nas configurações do scriptcase.
Já tentei uma série de combinações nas quebras, resumo, etc…

Existe algum passo-a-passo ou breve tutorial exemplificando as confs no scriptcase?

Obrigado pela ajuda!

Consegui resolver alterando o sql.

Antes eu estava fazendo o sql e já trazendo o resultado resumido, por isso não conseguia deixar o scriptcase quebrar pela contagem que o mesmo faz do campo que quero nas séries do gráfico.

O que fiz foi usar o union all para juntar o resultado das tabelas envolvidas e criar um campo virtual que recebe o valor com o nome de cada tabela. Com isso a quebra pela serie funciona no gráfico, usando o nome das tabelas, ou seja, “orcamento” e “vendas”…

Agora vem outra dúvida. Como eu ploto em cima desse gráfico de barras um linha com a meta estabelecida, ou a % de venda feita em cima da quantidade de orçamento gerado?

Algo como essa imagem:
http://emilioparme.files.wordpress.com/2012/08/graficocombinado.jpg

Obrigado a todos!

Se não me engano nas configurações você faz isso! De uma olhadinha em “Resumo”, não sei se é isso.

Não encontrei nada a respeito Fred…

Talvez pra funcionar alguma outra opção tenha que ser habilitada antes e tal…
Mas só alterando as confs do resumo eu não consegui fazer aparecer…

Conseguiu alguma coisa Arrobablank ?
Caso tenha por favor postar sua solução.
abraços.

Encontrei algo que faz a diferença estando certo ou errado o sql.
Em configurações de Gráfico de Barras existe o campo MODO DE GERAÇÃO (ANALÍTICO E SINTÉTICO). Altere para Sintético, depois d escolher certo a quebra na sequencia que deseja. Vai aparecer no mesmo gráfico as 2 colunas que deseja. Porém, ainda não consegui fazer com que os gráficos seguintes (desnecessários) sejam também apresentados. Só o primeiro já era o suficiente.

Marcio Akira Okamura

Descobri mais algumas configurações que resolvem a apresentação desses outros gráficos. Deve-se ativar ou não o segundo grupo de registro na opção em Gráficos/ Gráficos de Colunas / Quebras, desmarque exibir gráfico.
Não encontrei onde já ir marcado como MODO DE GERAÇÃO já ir como Analítico.

Marcio Akira Okamura

Resumo -> Grafico -> Configuracao

o campo esta em Gerar grafico