Gerar um novo registro em formulário detalhe com base em um registro alterior

Olá pessoal, estou com uma dificuldade, sei que é básica, mas não estou conseguindo.

Dentro de um formulário detalhe eu tenho os registros de exames periódicos feitos por um determinado funcionário que esta no formulário mestre, pois bem o exame em especifico tem parametros de duração por exemplo: exame cardiológico é feito de 180 em 180 dias, no registro detalhe tem um campo de data de vencimento do exame e outro campo com a data de realização do exame, o que preciso fazer é, ao digitar a data de realização do exame e salvar, seja feito a baixa deste registro marcando o campo como registro inativo (isso eu sei fazer) e gere um novo registro dentro do detalhe associado ao funcionário, porém criando uma cópia do registro processado mas agora na data do vencimento do registro seja feito um calculo para a nova data do proximo exame que seria (a data do exame realizado ) + 180 dias, assim seria a proxima data de exame.

Registro 1
data vencimento: 06/06/2019 tipo Exame: cardiológico data exame: 05/06/2019

Ao colocar a data no campo data do exame seja gerado um novo registro com base no Registro 1, porém que o campo data exame venha em branco e ai registro 2 seja assim

Registro 2
data vencimento: 05/06/2019(data exame) + 180 dias = 02/12/2019 tipo Exame: cardiológico data exame:

Essa quantidade de dias é variada para cada tipo de exame e esses dias é cadastrado em outra tabela que tem associação com estes lançamentos.

Wagner, se o campo que você quer disparar essas gravações está no detalhe, você deve criar um evento Ajax.

Seria algo assim: Criar evento Ajax no campo {data_exame}, onChange. Ou seja, quando alterar este campo, vai executar algumas ações.

Dentro do evento ajax, você fará os comandos de update e insert na sua tabela detalhe sem problemas.

Acredito que é isso.

Att.

André.

Para criar o evento ajax: Menu lateral: Formulário>Eventos Ajax> Novo Evento Ajax

Abrirá uma nova tela com opção de informar o campo (data_exame), informar o evento (onChange), neste seu caso parece que não terá parâmetro.

Dentro do evento, usar os comandos padrões de insert e update.

André obrigado pela dica, vou seguir esse caminho.

Legal, espero que dê certo. Depois retorna aqui no Fórum se deu certo e coloque como resolvido.

Abrass.