Gerar PDF baseado em SQL

Bom dia a todos.
Tenho uma consulta que inicia por um filtro, onde o usuário define os critérios de pesquisa e em seguida é aberto a grid com os registros selecionados.

Gostaria de saber dos colegas mais experientes, como fazer para capturar esse SQL no momento em que é aberta a grid.

Minha intenção é criar um botão na grid para gerar um pdf em uma blank, mas usando o mesmo SQL definido pelo usuário no filtro.

Espero ter sido claro.

Obrigado.

sc_where_current Esta macro disponibiliza o conteúdo do select original mais o filtro.
sc_select_where (add) Esta macro adiciona dinamicamente uma condição à cláusula WHERE da consulta.
sc_where_orig Esta macro disponibiliza o conteúdo da cláusula where do select original da aplicação.

Aqui tem exemplos e fala sobre as macros em geral:
http://127.0.0.1:8081/scriptcase/doc/manual_mp/manual_mp.htm

Valeu Jailton. Obrigado. Vou estudar estas macros.

Consegui Jailton. Obrigado pela ajuda.

Como disse anteriormente consegui usando a dica do colega Jailton, e usei a variável sc_where_filter. Com ela consegui incluir a cláusula WHERE na app blank e gerar o relatório.

No entanto surgiu um problema.

Preciso colocar na primeira página do relatório pdf (blank) os critérios usados pelo usuário no filtro.
A variável sc_where_filter retorna algo mais ou menos assim: (pNome like ‘%A%’ and pApelido like ‘%PRETINHA%’ and pFalecido = ‘S’ and Sexo_tbSexo_idSexo = 2), que fica pouco inteligível ao usuário final.

Pensei em uma forma de capturar o conteúdo da Condição de Filtro (quebra de linha) que está no rodapé da consulta, pois ali está mais
amigável ao usuário. Por exemplo:

Nome Contém A, e
Apelido Contém PRETINHA, e
Falecido igual a SIM, e
Sexo igual a FEMININO.

Existe alguma variável que eu possa usar para capturar esta condição?

Obrigado.