Geração de Gráficos

Olá,

Gostaria de saber se há a possibilidade de se criar uma consulta que gere diretamente um gráfico, mas sem ser usando o resumo. Explico melhor: eu tenho uma consulta onde eu defini um SELECT que já usa o GROUP BY e o ORDER BY para que me gere os dados em ordem decrescente de valores. A partir desse SELECT o resultado na grid está perfeito (sem usar o resumo), mas eu queria que gerasse diretamente um gráfico de barras em FLASH, que me mostrasse estes mesmos valores em ordem descrescente, sem ter que usar o resumo. Tem como ou estou pedindo demais?

Grato.

Kleyber Derick

Bom Dia,

Por enquanto, os gráficos são gerados através do Resumo, então não seria possível fazer da forma que você está desejando.
Teria que utilizar quebras e totalização através do ScriptCase.

Se entendi errado, você pode também só mostrar o Gráfico sem ter que mostrar o resumo…

Espero ter ajudado.

Rodrigo Lins.

Ok Rodrigo, obrigado pelo esclarecimento. Eu até poderia fazer pelo resumo, mas o caso é o seguinte: eu preciso que o gráfico (no caso de barras) me mostre os dados mas em ordem decrescente de valores, ou seja, aparecer da maior barra para a menor. Tem como?

Kleyber

Nas opções de configuração do gráfico tem uma FLAG de ordenação. Ja tentou setar para ver se atende?

Olá Cleyton,

Obrigado por responder. Eu tentei sim, mas não adiantou.

Tentou exibir o gráfico direto sem exibir o resumo?

Sim… é o que estou fazendo. Eu preciso somente do gráfico.

Kleyber,
Utilizando resumo o gráfico fica como você quer. Fiz o teste aqui e ficou blz. Agora você precisa defir as quebras no SC.

Mas vc fez o gráfico ficar com as barras da maior para a menor? Se sim, poderias me mostrar como conseguiste?

Abraço,

Ordene os resumo de forma que o total fique da menor para o maior.

Olá Cleyton,

Infelizmente aqui não funcionou. Vc tem MSN ou Skype para que eu possa te mostrar o que eu estou fazendo?

Abraço,

MSN: cleytoneuler@hotmail.com
SKYPE: cleyton_euler

Tenho instalado aqui o sc5, mas ainda não estou produzindo nele, mas para tentar ajudar nosso colega, eu tentei todas as dicas aqui postadas, e não consegui exibir as informações como desejado, até uma view eu criei para contornar o problema do SUM na cláusula SQL (que acredito que será corrigido logo), mas também não funcionou, então montei um exemplo usando a aplicação do tipo blank com uma classe de geração de gráfico própria e gostaria de fazer algumas observações nesse meu primeiro contato com SC5:

Aplicação do Tipo Blank: Achei excelente, podemos ter liberdade total agora de integrar recursos externos ao sc, dou nota 10 para essa nova funcionalidade.

Mas…

  • Criei uma biblioteca com a classe de geração de gráfico (existem inúmeras gratuitas, em flash, php, e javascript com recursos excelentes), e associei a aplicação.

  • Comecei a digitar meu código no evento onExecute, depois de uns 20 minutos digitando, coloquei para executar, mas como é de costume, lei de Murph, o SC, abortou e entrou em tela de login, perdi todo o código, e como é um tipo de aplicação que não ficamos a todo momento trocando de sessões para o auto salvamento, aconselho a se preocuparem sempre em estar salvando manualmente.

  • Tive que fazer upload de umas 15 imagens, e depois associa-las a aplicação, levei um tempão para fazer isso, o que achei positivo foi que o sc não mudou o nome da imagem, mas fazer upload de uma a uma, e depois associa-las a aplicação foi um verdadeiro parto, acho que podiam melhorar esse recurso, para upload de multiplos arquivos e com opçao de já associar as imagens a aplicação e também a opçao de associar multiplas imagens para facilitar esse trabalho.

Bem segue aqui Kleyber um exemplo baseado nos dados que me passou, não sei se isso vai atender, mas foi o mais próximo que consegui chegar, pois usando os gráficos do sc5, realmente não consegui, porque assim que criamos as quebras o sc não respeita mais a ordenação que esta no sql.

http://infinitus.servehttp.com/sc/app/ScriptcaseAjax/GraficoVendas

Show de bola!!!

Essa do SC ir para tela de login é de matar o peão mesmo. To viciado no botão de salvar quando to escrevendo código. Ai tem mais um outro probleminha: quando tem um evento com umas 30 linhas já demooooooooora para salvar. rsrsrs

Harold,

Estou impressionado com isto. Funcionou 1000% Muitissimo obrigado pela ajuda. Atende PERFEITAMENTE o que eu preciso. Obrigado mesmo.

Abraços,

Boa Tarde,

Esta lentidão ocorre, de fato, quando está com as cores ativadas, para o editor de código formatar demora um pouco mais… Se vocês desativarem (para este caso de códigos muito extensos) irá ficar normal a velocidade.

Rodrigo Lins.

Valeu pela dica Rodrigo

Boa Tarde,

Só gostaria de dizer que foi implementado no ScriptCase este recurso para ordenar os dados do gráfico de forma crescente ou decrescente.

Rodrigo Lins.