Geração de Gráficos

(Kleyber) #1

Olá,

Gostaria de saber se há a possibilidade de se criar uma consulta que gere diretamente um gráfico, mas sem ser usando o resumo. Explico melhor: eu tenho uma consulta onde eu defini um SELECT que já usa o GROUP BY e o ORDER BY para que me gere os dados em ordem decrescente de valores. A partir desse SELECT o resultado na grid está perfeito (sem usar o resumo), mas eu queria que gerasse diretamente um gráfico de barras em FLASH, que me mostrasse estes mesmos valores em ordem descrescente, sem ter que usar o resumo. Tem como ou estou pedindo demais?

Grato.

Kleyber Derick

(Rodrigo Lins) #2

Bom Dia,

Por enquanto, os gráficos são gerados através do Resumo, então não seria possível fazer da forma que você está desejando.
Teria que utilizar quebras e totalização através do ScriptCase.

Se entendi errado, você pode também só mostrar o Gráfico sem ter que mostrar o resumo…

Espero ter ajudado.

Rodrigo Lins.

(Kleyber) #3

Ok Rodrigo, obrigado pelo esclarecimento. Eu até poderia fazer pelo resumo, mas o caso é o seguinte: eu preciso que o gráfico (no caso de barras) me mostre os dados mas em ordem decrescente de valores, ou seja, aparecer da maior barra para a menor. Tem como?

Kleyber

(Cleyton Euler) #4

Nas opções de configuração do gráfico tem uma FLAG de ordenação. Ja tentou setar para ver se atende?

(Kleyber) #5

Olá Cleyton,

Obrigado por responder. Eu tentei sim, mas não adiantou.

(Cleyton Euler) #6

Tentou exibir o gráfico direto sem exibir o resumo?

(Kleyber) #7

Sim… é o que estou fazendo. Eu preciso somente do gráfico.

(Cleyton Euler) #8

Kleyber,
Utilizando resumo o gráfico fica como você quer. Fiz o teste aqui e ficou blz. Agora você precisa defir as quebras no SC.

(Kleyber) #9

Mas vc fez o gráfico ficar com as barras da maior para a menor? Se sim, poderias me mostrar como conseguiste?

Abraço,

(Cleyton Euler) #10

Ordene os resumo de forma que o total fique da menor para o maior.

(Kleyber) #11

Olá Cleyton,

Infelizmente aqui não funcionou. Vc tem MSN ou Skype para que eu possa te mostrar o que eu estou fazendo?

Abraço,

(Cleyton Euler) #12

MSN: cleytoneuler@hotmail.com

(Haroldo) #13

Tenho instalado aqui o sc5, mas ainda não estou produzindo nele, mas para tentar ajudar nosso colega, eu tentei todas as dicas aqui postadas, e não consegui exibir as informações como desejado, até uma view eu criei para contornar o problema do SUM na cláusula SQL (que acredito que será corrigido logo), mas também não funcionou, então montei um exemplo usando a aplicação do tipo blank com uma classe de geração de gráfico própria e gostaria de fazer algumas observações nesse meu primeiro contato com SC5:

Aplicação do Tipo Blank: Achei excelente, podemos ter liberdade total agora de integrar recursos externos ao sc, dou nota 10 para essa nova funcionalidade.

Mas…

• Criei uma biblioteca com a classe de geração de gráfico (existem inúmeras gratuitas, em flash, php, e javascript com recursos excelentes), e associei a aplicação.

• Comecei a digitar meu código no evento onExecute, depois de uns 20 minutos digitando, coloquei para executar, mas como é de costume, lei de Murph, o SC, abortou e entrou em tela de login, perdi todo o código, e como é um tipo de aplicação que não ficamos a todo momento trocando de sessões para o auto salvamento, aconselho a se preocuparem sempre em estar salvando manualmente.

• Tive que fazer upload de umas 15 imagens, e depois associa-las a aplicação, levei um tempão para fazer isso, o que achei positivo foi que o sc não mudou o nome da imagem, mas fazer upload de uma a uma, e depois associa-las a aplicação foi um verdadeiro parto, acho que podiam melhorar esse recurso, para upload de multiplos arquivos e com opçao de já associar as imagens a aplicação e também a opçao de associar multiplas imagens para facilitar esse trabalho.

Bem segue aqui Kleyber um exemplo baseado nos dados que me passou, não sei se isso vai atender, mas foi o mais próximo que consegui chegar, pois usando os gráficos do sc5, realmente não consegui, porque assim que criamos as quebras o sc não respeita mais a ordenação que esta no sql.

http://infinitus.servehttp.com/sc/app/ScriptcaseAjax/GraficoVendas

(Cleyton Euler) #14

Show de bola!!!

Essa do SC ir para tela de login é de matar o peão mesmo. To viciado no botão de salvar quando to escrevendo código. Ai tem mais um outro probleminha: quando tem um evento com umas 30 linhas já demooooooooora para salvar. rsrsrs

(Kleyber) #15

Harold,

Estou impressionado com isto. Funcionou 1000% Muitissimo obrigado pela ajuda. Atende PERFEITAMENTE o que eu preciso. Obrigado mesmo.

Abraços,

(Rodrigo Lins) #16

Boa Tarde,

Esta lentidão ocorre, de fato, quando está com as cores ativadas, para o editor de código formatar demora um pouco mais… Se vocês desativarem (para este caso de códigos muito extensos) irá ficar normal a velocidade.

Rodrigo Lins.

(Cleyton Euler) #17

Valeu pela dica Rodrigo

(Rodrigo Lins) #18

Boa Tarde,

Só gostaria de dizer que foi implementado no ScriptCase este recurso para ordenar os dados do gráfico de forma crescente ou decrescente.

Rodrigo Lins.