Forum SC.

Colegas e amigos.

Vou tentar relembrar aqui meu começo com o SC e com a NM.

Em 2006 adquiri a primeira versão ajax do SC a v3. Já com experiência em php desde 2000, quando resolvi substituir o Crystal Reports pelo PHP+FPDF, instalado localmente junto com as aplicações desktop geradas pelo Visual DataFlex, linguagem que em 1990 me imergiu ao OOP puro.

Scriptcase V3, novo, imaturo, engessado mas como o VDF (Visual DataFlex) uma ferramenta que ajudava muito a economizar a escrita de códigos.

Acostumado com o suporte da empresa responsável pela distribuição do VDF no Brasil, eu fazia uma solicitação e recebia praticamente uma solução pronta.

Daí passei a ter um difícil relacionamento com o suporte da NM, parecia que eu falava mandarin e eles português, ou eu falava português eles mandarin, coitado do Ângelo (Line Brasil), que ouvia minhas reclamações com muita paciência e até me ajudava com problemas que eu tinha. Inclusive mandei minha primeira versão de mestre / detalhe para o Ângelo (v4 se não me engano) e ele me ajudou com algumas melhorias. Minhas críticas eram tantas ao suporte, que a Diretoria da NM chegou a se indispor comigo. Na época eu achava que tinha razão, e tinha mesmo sob o meu ponto de vista, mas eu não podia comparar o suporte de uma empresa com padrão americano (Data Access) já muito madura no mercado com uma ferramenta que tinha poucos meses de vida que era a V3. Parei com o suporte, na verdade eu só o utilizava para reportar bugs. Hoje a NM não é mais a mesma empresa de 2006, nem eu sou a mesma pessoa.

Porque conto isso para vocês? Faço esse relato para contar a história do fórum do SC. Se não me engano criado em novembro de 2006, tinha por volta uns 50 membros. Na minha vontade de provar que o suporte pago não ajudava, comecei a responder a todas duvidas dos membros nessa época, ajudava com códigos, consultoria por telefone, email, msn, skype, tudo de forma gratuita, e o fórum começou a receber cada vez mais membros e mais tópicos. Eu recebia incontáveis contatos interessados na aquisição do SC por causa do fórum, pedindo opinião sobre a ferramenta, sobre a NM, sobre o suporte, sobre o comparativo com outras ferramentas, se seria um compra segura, o que eu dizia: Toda ferramenta de desenvolvimento tem problemas, toda empresa de software tem problemas, mas nenhuma terá o suporte que o SC tem. É claro que eu não me referia ao suporte contratado e pago, mas me referia ao fórum. Dizia que o fórum era o maior trunfo do SC e eu sentia orgulho em responder: Compre a ferramenta e nos vemos no forum.
http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php?action=stats

O fórum deve ter moderadores sim e regras, afinal qualquer estranho pode se cadastrar e usar esse meio para se promover ou realizar propagandas que não são de interesse da comunidade. Mas o fórum do SC é da comunidade que o construiu, com suas postagens, reclamações, respostas, sugestões…foi o fórum que fez do SC o que ele é hoje.

Errou o moderador ao classificar a postagem desse garoto fantástico que é o Alexandre??? Sim, errou e errou feio, afinal o Alexandre é um dos maiores contribuintes desse fórum, principalmente no que tange a ambiente, banco de dados, linux, php. No máximo deveria esse moderador avaliar de quem era a postagem que julgava ferir as regras do fórum, entrar em contato de forma pessoal e conversar com o Alexandre.

Mas se a regra atingiu um porque diversos outros que usaram o fórum para vender seus produtos, códigos não receberam as mesmas sanções? Ah talvez porque havia interesse próprio em manter essas outras postagens???

Eu mesmo vendi inúmeras consultorias em sc, tudo bem que nunca postei claramente que faço esse tipo de serviço, e não vejo problemas em postar vendas de serviços que estejam ligados diretamente ao SC.

Aqui existem aqueles que querem vender cursos, aqueles que querem vender códigos, aqueles que querem vender sua própria imagem pessoal, se esta certo ou errado, não posso eu julgar, só me incomoda a falta de ética. E se há uma regra, ela deve servir para todos.

Minha luta aqui é em pró da ferramenta, que ela continue crescendo, que ela seja cada vez mais barata e mais estável.

Espero que esse texto seja lido pelos dois lados e que uma reflexão profunda nos leve a um patamar superior.

2 Curtidas

Reflexão profunda e muito, mas muito interessante, Haroldo. Concordo com você em gênero, número e grau!

Por isso que eu e muitos amigos como o Alexandre, o Saulo entre outros se afastou mais do Fórum. Eu só venho aqui uma vez por mês quando bate a saudades. rsrs… Acho que a questão da ética é primordial para convivência entre uma comunidade.

Haroldo, naquele tempo não existia no SC o detalhe do mestre. Você deu um jeitinho e as coisas funcionaram.
Sem puxar o saco do mestre.

Sim não existia, acho que foi o Ângelo que levou a ideia para avaliação da NM baseado no que tínhamos feito na época.Um form mult registros em um iframe dentro de um form simples registro.
Acho que tenho um pouco de culpa pelo mestre detalhe ser como é hoje, rs.

Haroldo,
Você nos deu muito o que refletir.
Obrigado

Concordo com o Haroldo 100%.
Parabéns pela iniciativa.
[]'s

O Haroldo é referencia para nos aqui no forum, para quem teve a honra e o prazer de pelo-menos trocar uns emails (ainda que tenha sido em horas de dificuldade) sabem do que estou falando.
No minimo esta pessoa poderia ter um reconhecimento por parte da NM , assim como outras empresas de software dão lugar destacado em suas paginas WEB inclusive premios (medalhas , agradecimentos) por usar a ferramenta e pelo nivel de conhecimento na mesma.