Formulário Mestre/Detalhe (Inserindo itens)

Tenho um formulário com pedido e itens do pedido.

Gostaria de incluir os itens do pedido e inserir o pedido inteiro ( pedido + itens ).

O exemplo que eu encontrei foi, incluir o pedido e só depois inserir os itens salvando cada item.

Pelas aplicações nativas do Scriptcase é só assim mesmo. Primeiro grava o mestre e depois ativa o detalhe.

Pesquise esse topico no forum algumas dicas foram dadas aqui.

A empresa deveria mudar esse conceito, pois é um forma muito arcaica, apesar de ser uma ferramenta fantástica.

Como eu disse, isso se contorna facilmente.

Haroldo,
você faria de que forma?

Crie um item no menu.
Na onexecute teste item clicado, e insira um registro no mestre, guarde a sessão php também. Em seguida leia o mestre baseado na sessão e o max id. Com o id faça um sc redir passando como parametro o idpara a app mestre detalhe.

messtre,detalhe, inserir, itens,item, Primeiro

Haroldo,
vou fazer um teste.

muito obrigado.

eu costumo criar diferente, uso um formulario multiplo registro onde o usuario informa quais os produtos/material deseja e quando ele gravar ai gero o mestre e gravo os itens…
fazendo o uso do envento beforeinsert…

Na verdade eu nem utilizo detalhe, nem formulário, uso controle, e exibo os itens via jquery e ajax.

Haroldo meu caro ,
Poderia colocar um exemplo dessa maneira que faz? Seria muit interessante e útil, nunca consegui fazer de outra forma.
Usando o tradicional sempre temos o problema :
O cliente liga pedindo orçamento as vezesé só uma cotação , dai temos que gravar o mestre pra podermos incluir os itens e nem sempre essa cotação a aceitando ato da ligação gerando lixo na base de dados.
Ficaria grato

Bem, vou deixar aqui temporariamente uma app que um de meus programadores desenvolveu para um cliente, como exemplo, mas não sei se vai ajudar, mas exemplifica como trabalhamos:

Para testar complete todos os campos, e use o nro de documento : 2525 (Não existe)
Selecione a digitação como código de barras e o código do material: DITE300 e DITE200, pode inserir pelo id também (100 a 200 teclando enter). Este exemplo não permite editar o item, mas permite estorná-lo clicando no X. Se estourar 18 itens uma paginação é criada.

http://iw.servehttp.com/sc/iw/app/Samanta/iw_Movimenta_Estoque

Haroldo,
Como funciona esse procedimento?
Quando é incluído um registro ele salva direto na base de dados?

Exatamente.
Ao passar a leitora no cod de barras do material, fazemos o insert via ajax e via ajax carregamos os itens. Não há iframe.

Vou pesquisar outra forma.

Obrigado Haroldo.

Outra forma para fazer exatamente o que? do que está precisando?