Formulário Grid Editável, Dependências

NM,

Preciso criar duas regras de dependências, onde a tabela pai e filho serão utilizadas nas duas regras.
Não mencionei outras informações, pois a necessidade é apenas a regra de dependência.

Tabela Pai -> Cli
CODCLI
CODDEP

Tabela Filho - Venda
CODCLI
CODDEP
CODDEPRESP

A primeira regra é:
Cli.CODCLI + Cli.CODEP
Venda.CODCLI + Venda.CODDEP

A segunda regra é:
Cli.CODCLI + Cli.CODEP
Venda.CODCLI + Venda.CODDEPRESP

Sempre ao salvar, o SC só salva pela última, como fazer no SC onde a sejam gravadas as duas regras ?

Att,

Jocimar

através de globai edite o campo a force na inclusão a global relacionada.

Nobre,

Não acompanhei seu “macete”

Att,

Jocimar

no mestre, guarde os valores chaves em global.
no detalhe edite os campos e utilizes essas globais na inclusão.
na ligação/detalhe informe as globais como parâmetro.

Haroldo,

Acredito que não consegui explicar o que preciso, ou, não dormi o suficiente depois do almoço e não estou conseguindo entender.
O que preciso é que ao tentar excluir um registro, o SC nas regras de dependências não exclua se houver registro em outra tabela, impedindo o usuário de apagar o registro selecionado. Então utilizo a opção: Formulário, Dependências -> botão “Nova Dependência”.
Após selecionar a tabela da dependência e o número de campos chave, o SC abre as opções para selecionar os campos / tipos, …

Att,

Jocimar

Não foi oque entendi em seu texto original.

Se o sc não esta respeitando a regra (o sc trabalha bem com pk id autoincremento), crie a sua manualmente, basta um select count(*) (postgres não gosta muito desta instrução) na onbeforedelete.

Haroldo,

Sim, porém, o SC deveria considerar isto ? É o motivo que considero, por enquanto, por BUG.
Se posso incluir uma nova regra de dependência, e sou liberado para selecionar tabela que já foi selecionada anteriormente, porém com outro campo, qual o motivo que o SC não salva corretamente estas regras ?

Vamos aguardar a NM quanto a isto.

Att,

Jocimar

Eu trato isso no banco! Nas relações eu coloco como “delete = RESTRICT”. Isso resolve e é bem seguro.

E como a aplicação avisa o usuário que não pode deletar?

Ao tentar deletar o próprio SC mostra o erro de SQL RESTRICT. Onde avisa que existem FK (filhos) ao tentar deletar os pais.

e o “userfriend” ?

Essa mensagem não eh nada amigável para o usuário final.

Eles nem leem as mensagens kkk, qualquer uma serve, impedindo ele de fazer M

Descobri ao longo do tempo que mensagens de erro bem claras ao usuário final diminui sensivelmente as requisição de suporte e mais a ISO exige que as mensagens de erro estejam cadastradas todos em tabela (Não que meu software tenha certificação, mas tento trabalhar para isso) além de controlarmos os erros que ocorrem no cliente.

Em fim, resolve o problema de forma simples e rápida e segura. Sobre a mensagem, o sc apenas traz a mensagem vinda do banco, acredito que tem como mudar isso. (Deixa-la mais amigável). Se o amigo Jocimar ou alguém com tempo quiser ir mais afundo e pesquisar será de grande contribuição.

Grande Fred,

As necessidades no meu desenvolvimento é que tudo têm que ficar no php, nada no banco de dados.

Att,

Jocimar