Formulário Detalhe já em modo de inserção

Boa tarde pessoal.

Minha versão é 6

Tenho 3 aplicações interligadas que são:

Uma consulta que pega o id_cliente e envia para um formulário_A que por sua vez tem um formulário_mestre_detalhe_B.
Pois bem até ai tranquilo.
Ao chegar no formulário_A este já carrega em modo de inserção para um novo registro o usuário preenche alguns dados obrigatórios após isso ele tem clicar em inserir os dados que por sua vez são inseridos na tabela_x1 que por sua vez abre o formulário_mestre_detalhe_B, que nesse momento abre com o botão “novo” que o usuário tem que clicar para abrir um novo registro dentro do formulário_mestre_detalhe_B.

Eu não estou conseguindo fazer com que o formulário_mestre_detalhe_B abre em modo de inserção semelhante ao formulário_A.

Problemas que vejo nesse cenário:

1 - Nesse momento usuário pode desistir da operação e fechar o sistema ou até mesmo ir para outra tela, criando assim um registro na tabela_x1 sem filho que no meu caso não serve para nada.

2 - O formulário_A trabalha de forma independente do formulário_mestre_detalhe_B a não ser pelo fato de passagens de parametros entre formulário_A para o formulário_mestre_detalhe_B.

A questão é como que eu faço para trabalhar de uma forma integrada com esses formulários não deixando que a tabela_x1 fique sem filhos e que ao abrir o formulário_A o usuário também seja obrigado a preencher o formulário_mestre_detalhe_B.

Não sei se fui claro o suficiente.

Att…

Para mim não está tranquilo.

Uma consulta que pega o id_cliente e envia para um formulário_A que por sua vez tem um formulário_mestre_detalhe_B.

Formulario_A a tabela principal é cliente?

O que é formulário_mestre_detalhe_B?

Uma aplicação de formulário onde você tem a opção mestre detalhe, significa que uma aplicação é mestre e outra é detalhe desta aplicação.

Então formulário_mestre_detalhe_B é a aplicação de formulário único registro que tem habilitado a opção de metre/detalhe ligada a uma outra aplicação grid view editável que é a detalhe?

Ao ligar o formulário_A com a outra aplicação o que você passa de parâmetro? Id do Cliente?

Coloque na clausula where do formulário mestre:

Where id_cliente=[ID_CLIENTE] and status='EM DIGITACAO"

Se não existir registro que satisfaça essa condição irá abrir em modo de inserção, se houver vai abrir em modo de edição, o que tem muita lógica, pois alguém já iniciou a inserção de registro para o cliente em questão.

Ao me referir a palavra tranquilo quis dizer de que as passagens de parâmetros estão ocorrendo normalmente e que as aplicações estão com seu funcionamento default normal proposto inicialmente pelo Framework ScriptCase V6.

O que eu preciso é que as aplicações funcionem de modo customizado com isso dando inteligencia as aplicações, resolvendo as questões supra citadas.

Vou tentar ser mais claro fornecendo as telas das aplicações citadas:

Att.

O detalhe não aparece em modo inserir porque o mestre não foi gravado ainda, o detalhe precisa do id do mestre.

Esse assunto já foi amplamente discutido aqui e algumas sugestões foram dadas, pesquise no forum a respeito.

No formulario_A ao clicar em inserir é gravado no banco as informações e é passado por parâmetro as seguintes informações para o formulário_mestre_detalhe_B:

[id_dispensacao_medicamento] => este é o id do mestre
[id_idoso_saida]
[id_unidade]
[usr_login_saida]
[data_validade]

Realmente não quero abrir o formulário_mestre_detalhe_B sem ter preenchido os dados do formulario_A.

Ou seja preciso que o formulario_A ao gravar as informações no banco e passando as informações por parâmetro para o formulário_mestre_detalhe_B este abra em modo de inserção o que não está ocorrendo porque não consegui fazer.

no formulario mestre em SQL insira a clausula:

WHERE id_dispensacao_medicamento = [id_dispensacao_medicamento]

Bom dia Haroldo

Você quis dizer no formulário_mestre_detalhe_B já que no mestre ainda não existe o id_dispensacao_medicamento certo.

Pois bem coloquei a WHERE id_dispensacao_medicamento = [id_dispensacao_medicamento] no formulário_mestre_detalhe_B e continuou com o mesmo comportamento.

Att…

Se a tabela do SQL da aplicação mestre conter o registro cujo o id = [id_dispensacao_medicamento] o formulario vaientrr em modo de edição e exibir o formulário detalhe para inserção dos itens.

Qual comportamento espera ter?

Sua nomenclatura é confusa, de o nome real de cada aplicação e o que ela faz.

Para inserir um registro no detalhe os campos desse registro tem que estar preenchidos, por isso o botão novo é exibido para que uma linha com os campos do registro sejam exibidos, para preenchimento e em seguida salvamento da linha.

Boa noite Haroldo.

O comportamento de que preciso é:

Que ao carregar o formulário_mestre_detalhe_B ele já venha em modo de inclusão sem a necessidade do usuário clicar no botão [Novo].

Visto que no manual do SC v6 fala sobre a macro sc_apl_conf

Ex. 1: Forçar a aplicação “meu_formulario” a iniciar no modo de inclusão.
sc_apl_conf(“meu_formulario”, “start”, “new”);

Escopo —> Aplicação Formulário -> onApplicationInit | onScriptInit

Aplicações do tip grid view editavel é assim que funciona, com o botão novo, voce pode trocar o label do botão.