Formulário: Consulta x Inserir

Pessoal tô precisando de uma luz ou sugestão…

Meu dilema, tenho um formulário, e um certo campo texto é feito lookup ou auto complete em uma tabela, a questão se não tivesse o registro que já pudesse iniciar um cadastramento por aquele campo.

Alguém tem alguma direção ou dica para eu começar a trilhar?

Olá tudo bem? acho que o mais ideal é fazer assim: esta aplicação deve ser um formulario blank, pois o código você vai fazer o insert ou update manualmente. Pois uma vez que aplicação abre, ela abre em modo de insert ou update, só que para mudar depois só muda no onScript, mas você precisa ter esta condição de validação o que no onScript você não verifica tabela. Eu estou com este problema queimando meus cabelos, porque quero fazer isso acontecer e não estou conseguindo. Estou pensando em fazer o mesmo processo que estou te indicando.

Dá uma testada e me diz algo, quem sabe não ajuda até outros a te ajudarem também, blz?

Espero que minha dica possa desencadear uma nova ideia em você para progredir com seu caso aí.

Entendi a dúvida inicial do tópico, mas a sugestão posterior não entendi nada.
Campo auto complete eh ruinzinho pois o evento Ajax não captura o que foi escrito na janela, mas com um jeitinho eh possível sim.

Blz Haroldo, foi boa sua informação sobre o autocomplete, eu não havia testado ele antes então não sabia que ele não capturava nada em tela, é bom saber disso, achei que ele era um campo como outro qualquer que tem a função assim.

Mas nesse caso nosso amigo lá pode usar outro meio, usa um campo normal para colegar com o ajax uma informação única do cadastro tipo CPF ou um código único e se não encontrar prosseguir com o cadastro, caso contrário faz a edição normalmente. Confere?

O auto complete serve para apresentar uma.lista de opções e caso não esteja na lista o valor desejado ele deseja fazer a inclusão de imediato.camoo do tipo SELect tem.wssa opção automática no SC mas às vezes o campo do tipo SELect não atende b quando a lista é muito grande.

O que sugerem?

pode ser assim, solução scriptcase.

No seu select do autpocomplete:

select ‘Inserir novo dado’, Inserir novo dado union all
select id, descricao from tabela

evento ajax onchange do campo:

if ({CampoAutoComp}==‘Inserir novo dado’):
sc_field_display({CampoNovoValor}, on);
{CampoNovoValor}=’’;
sc_set_focus(‘CampoNovoValor’);
else:
sc_field_display({CampoNovoValor}, off);
endif;

Crie um campo virtual: CampoNovoValor

Evento Onchange de CampoNovovalor

verifica se o valor do campo já não existe se não existir faz o insert e mova o valor para {CampoAutoComplete}

{CampoAutoComplete}={CampoNovoValor};
sc_field_display({CampoNovoValor},off);

Algo parecido com isso.