Formatar referência de data em mm/yyyy

Então, vamos a mais uma dúvida. (na programação desktop/Delphi as coisas são bem mais simples hehe)

Antes, eu vou introduzir como trato isso no Delphi e depois gostaria de saber como tratar isso no SC.

Em uma das minhas tabelas, eu uso um campo chamado REFERENCIA que armazena apenas o mês e ano. Essa referência forma um índice único com outro campo.

Na aplicação, o conteúdo é mostrado no formato mm/yyyy (05/2019 por exemplo), mas na tabela esse conteúdo é armazenado no formato yyyymm (201905) por causa da indexação.

Tentei alguma coisa aqui no SC mas só consigo gravar mmyyyy no banco. E mesmo assim, na consulta ele não formata e mostra o campo em branco.

Posso fazer uma função pra tratar esses valores na hora da consulta e na hora de gravar no banco, mas não sei quais eventos usar. Essa seria a melhor solução?

crie um campo manual do tipo data com a mascara mm/aaaa.
Seu formato interno deve ser yyyymm.

No evento onload

pegue o valor do campo atribua o dia e mova para o campo manual(virtual)

no evento onbeforeinsert e onbeforeupdate e mova os 6 primeiro caracteres do campo virtual para o campo da tabela.

Obs.: No Delph é mais fácil fazer porque você conhece Delph. Programar para web os conceitos mudam. Quando dominar a programação PHP, JS, HTML e CSS passará a ser fácil fazer no Scriptcase também.

1 Curtida