Forma de 1-N

Pessoal sou novato aqui e estou com a seguinte duvida:
Tenho uma tabela com o nome “SERIE” que contem os campos idserie e nome.
Tenho uma outra tabela com o nome “Turma” que contem os campos idturma e nome
Agora tenho um terceira tabela que tem o nome “SERIE_TURMA” que contem os campos idserie_turma, idturma e idserie.

O problema:
Eu estou tentando criar um forme indicando a tabela “SERIE_TURMA” e ela tem que ser preenchida da seguinte forma que não estou conseguindo:

o campo idserie_turma é auto complit (funcionando)
o campo idturma esta recebendo o valor de uma select da tabela turma (funcionando)
o campo série é um campo tipo checkbox que vai receber todas as serie da tabela “SERIE” que a pessoa poderá escolher mais de uma serie de uma unica vez, que estão aparecendo tudo correto.

Porem ao apertar o botão inserir ele da um erro de sql porque possuo mais de uma série selecionada, caso eu selecione somente uma ele funciona se ele seleciona mais de uma ele rejeita.

No meu entendimento, quando eu fazia por codigo php eu usava o comando foreach para que todas as series fossem incluídas.

A tabela “SERIE_TURMA” teria que ficar assim ao selecionar 4 series diferentes

idserie_turma idturma idserie
1 1 1
1 1 2
1 1 3
1 1 4

Muito obrigado e desculpe o texto extenso.

utilize radio em vez de checkbox

Se eu usar radio eu poderei selecionar somente uma única serie para cada turma seleciona, e que eu estou precisando é que para cada turma selecionada eu preciso selecionar mais de uma serie.
Ja vi uma opção de colocar no lookup a separação com “;”, porem ao ser registrado os meus dados ficariam assim:
1 1 1;2;3;4
porem depois eu não sei tratar isso nos relatórios ou mesmo nas próximas tabelas

eu estava acostumado a trabalhar os dados assim:
1 1 1
1 1 2
1 1 3
1 1 4
ai no caso de se tratar ou mesmo usar em outras tabelas fica mais fácil. Ainda estou aceitando sugestões de como fazer este cadastro