Form CONTROLE - Campo select não é atualizado

Senhores, boa tarde!

Tenho um form tipo CONTROLE. Nele há dois campos SELECT, tipo número ([w_idProcesso] está definido como global e w_idCandidato, como variável local), que não estão sendo modificados quando eu seleciono a opção no formulário.

Para a var global [w_idProcesso] o comando SQL relacionado no select é este:
SELECT id, “codigoProcesso”
FROM “public”.“tb_processosSeletivos”
ORDER BY “codigoProcesso”

Para a variavel local w_idCandidato, o SQL associado a ela no select é o seguinte:
SELECT id, sc_concat(“numInscricaoCandidato”,’ - ', “nomeCandidato”)
FROM “public”.tb_candidatos
ORDER BY “nomeCandidato”

Os listbox associados as duas variáveis estão aparecendo no form e eu consigo selecionar as opções dos arquivos associados.

Ocorre que nenhum dos selects carrega os campos {id} de cada um dos dois arquivos (tb_processosSeletivos.id => [w_idProcesso] e tb_candidatos.id => $w_idCandidato) e a evidência disso decorre do processamento de um evento ajax onclick (w_idCandidato_onclick) associado a variavel $w_idCandidato, que tem o seguinte processamento:

echo "id Processo - (global) : ".[w_idProcesso];
echo "id Candidato -(local) : ".$w_idCandidato;
$w_comandoSQL = ‘SELECT
id,
“textoQuestao”,
“dataInclusao”,
“dataAtualizacao”,
status,
“enfoqueAvaliacao”,
“pesoQuestao”,
“areaConhecimento”,
“idProcesso”
FROM
public.tb_questoes
WHERE
(tb_questoes.“idProcesso” =’. [w_idProcesso] .’);’;

sc_lookup(w_arrayresultado,$w_comandoSQL);

if ($w_arrayresultado==“null”) {echo “Resultado Vazio”;} else
{
$i = 0;
while ($i < 10)
{
echo "id: ".{w_arrayresultado[$i][0]};
echo "textoQuestao: ". {w_arrayresultado[$i][1]};
echo “dataInclusao”. {w_arrayresultado[$i][2]};
echo {w_arrayresultado[$i][3]};
echo {w_arrayresultado[$i][4]};
echo {w_arrayresultado[$i][5]};
echo {w_arrayresultado[$i][6]};
echo {w_arrayresultado[$i][7]};
echo {w_arrayresultado[$i][8]};
$i=$i+1;
}
$w_areaConhecimento = {w_arrayresultado[1][7]};
echo "Id Processo ".{w_arrayresultado[1][8]};
echo "Area de Conhecimento ".{w_arrayresultado[1][7]};
}

As duas primeiras instruções “echo” não estão retornam nada e vejam que eu passei na clausula WHERE do SELECT ($w_comandoSQL) a var global [w_idProcesso] e, mesmo que selecionado o processo correto, ele não retorna nada.
Somente retorna conteúdo quando defino um conteúdo para a variavel global ([w_idProcesso]=1;) no evento onscriptInit.
Mas, o processamento NAO cai na condição do array nulo (w_arrayresultado).

Agora há pouco, consultando um post do scriptcase, se eu entendi direito a sugestão do produto, eles recomendam abrir a opção “Dados de Sessão” e manipular a variável global por lá, informando se devo ou não usar a variável.

QUE QUE É ISSO !!! UM COMPLETO ABSURDO !!!

A linguagem tem que “se bastar” no conteúdo do código que o programador fez porque ali que está a lógica do programa.
Se o programador definir uma variável global (de sessão) e implementar uma lógica de programação usando a variável, não deveria ser preciso que ele se utilizasse desse expediente (na minha maneira de ver uma gambiarra) de “ajustar” o uso da variável através do “Dados de Sessão”, que por sinal é uma bagunça, porque aparece dados de outras aplicações que você rodou instantes atras e não te oferece funcionalidades para você entender e fazer bom uso (os manuais do scriptcase são horríveis) e gerenciar isso.

Por favor, me ajudem com isso.

Eu fiz alguma coisa de errada no código ou o ScriptCase é assim mesmo, tem essas…nuances funcionais (manejar dados da aplicação por fora da aplicação, nos Dados de Sessão), por assim dizer.

E olha que eu só estou fazendo um protótipo que deveria ser realizado em pouco tempo (ferramenta RAD).

Obrigado.

César Azeredo
11 98380.2102

Me desculpe, mas acho que você precisa estudar mais a ferramenta.

Sugiro ler esse tópico:

http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php/topic,13927.msg72803.html#msg72803

A despeito do seu elevado conhecimento da ferramenta, eu apontei um problema concreto no uso do produto, e você não me ajudou com sua resposta.
Coloquei as evidências de que o select do campo não está funcionando, e você não me ajudou com sua resposta.
Eu só queria que me dissesse onde está o erro, e você não me ajudou com sua resposta.
A sua lista é louvável e vou procurar me aprofundar no produto, mas e você não me ajudou com sua resposta.
Obrigado mestre, talvez você esteja apontando o caminho da salvação ou me dizendo para abandonar o produto que, aliás, recomendei pra varias pessoas.
Me desculpe tomar seu tempo.

Então vamos lá.

Sua explanação do problema esta um pouco longa e confusa.

O que quer dizer com?

Para a var global [w_idProcesso] o comando SQL relacionado no select é este:
   SELECT id, "codigoProcesso"
   FROM "public"."tb_processosSeletivos" 
   ORDER BY "codigoProcesso"

Imagino que você em propriedades do campo definiu para o campo tipo select uma global para receber o valor??
É isso?

Não entendi:

Os listbox associados as duas variáveis estão aparecendo no form e eu consigo selecionar as opções dos arquivos associados.

Não entendi também:

[code]Ocorre que nenhum dos selects carrega os campos {id} de cada um dos dois arquivos (tb_processosSeletivos.id => [w_idProcesso] e tb_candidatos.id => $w_idCandidato) e a evidência disso decorre do processamento de um evento ajax onclick (w_idCandidato_onclick) associado a variavel $w_idCandidato, que tem o seguinte processamento:

echo "id Processo - (global) : ".[w_idProcesso];
echo "id Candidato -(local) : ".$w_idCandidato;
$w_comandoSQL = ‘SELECT
id,
“textoQuestao”,
“dataInclusao”,
“dataAtualizacao”,
status,
“enfoqueAvaliacao”,
“pesoQuestao”,
“areaConhecimento”,
“idProcesso”
FROM
public.tb_questoes
WHERE
(tb_questoes.“idProcesso” =’. [w_idProcesso] .’);’;

sc_lookup(w_arrayresultado,$w_comandoSQL);

if ($w_arrayresultado==“null”) {echo “Resultado Vazio”;} else
{
$i = 0;
while ($i < 10)
{
echo "id: ".{w_arrayresultado[$i][0]};
echo "textoQuestao: ". {w_arrayresultado[$i][1]};
echo “dataInclusao”. {w_arrayresultado[$i][2]};
echo {w_arrayresultado[$i][3]};
echo {w_arrayresultado[$i][4]};
echo {w_arrayresultado[$i][5]};
echo {w_arrayresultado[$i][6]};
echo {w_arrayresultado[$i][7]};
echo {w_arrayresultado[$i][8]};
$i=$i+1;
}
$w_areaConhecimento = {w_arrayresultado[1][7]};
echo "Id Processo ".{w_arrayresultado[1][8]};
echo "Area de Conhecimento ".{w_arrayresultado[1][7]};
}[/code]
Onde está esse código??? Em qual evento?
Echo em aplicação sc formulário não é mostrado mesmo, a não ser que habilite janela output ajax em aplicação/configurações

Percebo seu bom conhecimento técnico em programação mas sinto que ao falar da ferramenta lhe falta conhecimento, temos termos específicos que usamos aqui.

Eventos (onScriptInit, onLoad, onbefores…, onafter…, onValidates… , Eventos Ajax, Métodos)
Macros…
Campos SC Virtuais (criado manualmente dentro da app)
Campos SC (criados automaticamente pelo SC)
Bibliotecas Externas, Internas
entre outros.

Como seu tópico é o primeiro aqui é compreensível a sua postura assim como a nossa de sempre a novatos sugerimos o tópico do Alexandre.

Não leve a mal.

Vamos tentar lhe ajudar.