Firebird 2.5.5 character set e Collation

Boa tarde,
Uso Firebird 2.5.5.
Tenho hoje meus bancos em character set ISO8859_1 com collation PT_BR (Brazilian Portuguese ci, ai);
Quero mudar para UTF8.
E via estas recomendações:

"A note on the UTF8 collations

The UCS_BASIC collation sorts in Unicode code-point order: A, B, a, b, á… This is exactly the same as UTF8 with no collation specified. UCS_BASIC was added to comply with the SQL standard.

The UNICODE collation sorts using UCA (Unicode Collation Algorithm): a, A, á, b, B…

UNICODE_CI is truly case-insensitive. In a search for e.g. ‘Apple’, it will also find ‘apple’, ‘APPLE’ and ‘aPPLe’.

UNICODE_CI_AI is accent-insensitive as well. According to this collation, ‘APPEL’ equals ‘Appèl’."

Qual collation os colegas recomendam?
Fiz testes e gostei da ordenação e busca com o UNICODE_CI_AI (All ci, ai).
É este que vocês usam e o que gera menos problemas?

90% dos desenvolvedores como os aplicativos são instalados no Windows estão ainda usando o ISO8859_1 que é padrão do Windows.

Talvez a partir do Firebird 3.0 comece a mudar ‘essa mentalidade’, o MySQL foi mudado para utf8 porque como é instalado no linux acompanhou a mudança
do sistema para padrão utf8.

Jailton,
No Firebird quando não se especifica o collate na hora da criação do banco ele cria como none (sem collate nenhum).

Certo, deve ser porque só peguei para fazer em SC ‘retaguardas’ no Firebird para sistemas antigos que só rodão no Windows, ai no SC usei o ISO8859, que é o mesmo que tem nessas bases, que peguei. hehe

Comprei até o IBExpert para poder explorar melhor as bases ‘engenharia reversa’ heeh.

Mas tá blz então…

Jailton,
Me diz uma coisa… Esta licença do IBexpert que você comprou tem que renovar todo ano?
Eu uso o personal e o flamerobin aqui.
Mas penso em pegar a paga.

Sim, ele é vitalicio ai se quiser atualizar tem que comprar a release do ano, só que tem uma coisa chata lá, quando vence, toda vez que você instala tem que gerar uma key no seu pc e autenticar no site deles, ai se tiver com pressa, esquece.

Mas fora isso é uma ferramenta muito boa, deu pra fazer tudo que eu precisava, e depois passar as SQL para o SC.

Obrigado por responder Jailton