Falta de padronização

Em aplicações Form variáveis do Rodapé / Valor pode ser um campo definido na aplicação {meu_campo}.

Já em aplicações Consulta não funciona, tem que ser uma variável.

Observações: Não testei com o cabeçalho.

Acredito esta assim devido a form normalmente ser um único registro, ja a grid é variavel.

Se voce tem 4 registros:

codigo nome descricao
1 aaaa bbbbbbbbbb
2 cccc dddddddddd
3 dddd fffffffffsdsds
4 eeee bbbbbbbbbb

e manda exibir o campo {nome} no rodape … era pra exibir o que? aaaa, bbbb, cccc, dddd ou eeee?

Existem sim, padrões.

Depois vieram os formulários múltiplos registros e etc … nao sei se esta exibindo pra esses tipos, mas se tiver, é bug.

{meu_campo} eu defino em um evento e não acho que exista padrão, se uma aplicação não aceita campos no rodapé a outra não deveria aceitar.
Melhor trabalhar com um campo de que com uma variavel global.

mas ai vem a pergunta … se numa consulta tem varios registros … e o usuario diz q no rodape ira exibir o campo {nome} … se a consulta traz 10 clientes … devera ser exibido o que no rodape? o primeiro ou o ultimo {nome}?

:-p

e aí vai a resposta, acho que você não leu com atenção minha resposta anterior, eu crio um campo dentro da aplicação, ele não faz parte do sql e preciso usar esse campo no rodapé. Por que criar uma varivel global?

Pq eh unica na aplicação, ja que um campo pode ser alterado a cada registro.
Nos nao sabemos o que o usuario pode fazer no onRecord…

se vc cria um campo e tem 10 registros na consulta, esse seu campo vai processar 10 vezes, mesmo que tenha o mesmo valor. Conheco isso como overhead. Sobrecarga.

Enquanto uma variavel criada no onFooter … ou em qualquer evento, vai ser processada apenas 1 vez … mas fica a dica então.

Engano seu, vc nem sabe onde estou criando o campo e acho que o merito do post é outro.

Não existe padronização.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

“voce nao sabe aonde estrou criando o campo …”

Em aplicações Form variáveis do Rodapé / Valor pode ser um campo definido na aplicação {meu_campo}.

Já em aplicações Consulta não funciona, tem que ser uma variável.

Observações: Não testei com o cabeçalho.

imagino que na consulta … mas … ok … tentei ajudar.
Se o topico era so pra afirmar se tem ou nao falta de padronização, cria uma enquete, pois não preciso perder tempo com isso.

Não se alterem.
George Carvalho acho que o que o Diogo quis dizer é que não há sentido colocar um “campo” no rodapé de uma consulta uma vez que como essa consulta vai mostrar vários valores pro mesmo campo, qual seria o valor a ser considerado nesse rodapé?
Mas talvez no seu caso, realmente você precise disso. Se você puder explicar a situação que você está desenvolvendo, seria legal pra entendermos e pra caso alguem já tenha passado por isso ou irá passar.

Por isso que falei, pra uma necessidade atual real agora … usa variavel e a gente ve o que pode melhorar …

mas acredito que ele vai dizer novamente que o ScriptCase não tem padrão kkkkkkk

Se alguém precisar de uma ajuda, pode falar, estamos aqui pra isso :slight_smile:

ops: to alterado nao, estou brincando :-p

Jaqueline

Como falei em uma postagem anterior o campo não faz parte da tabela, ele é criado durante a execução da aplicação e só uma vez.

Só não acho correto um funcionário da NM vim com risadinhas em uma postagem aqui no forum, não vejo nem nossos colegas se portarem desta maneira.

Fica aqui registrado o meu descontentamento com tal comportamento e não mais responderei postagens deste tópico.

Obrigado.

Caso você nao conheca o funcionamento da consulta, mesmo que o campo nao seja exibido o mesmo é processado, então, sim, mesmo 1 campo criado é calculado a cada registro.

Ou se voce tirar o campo codigo por exemplo da grid, mas exibir ele no rodape, voltamos a mesma conversa, devera ser exibido o primeiro codigo ou o ultimo? Nota que ele nao esta sendo exibido na grid …

fica ai o registro. :slight_smile:

Em Programação/Atributos-> Não seria aqui o local correto para criação deste campo? e não como uma coluna (exibida ou não) que seria processada a cada registro?

Eu não costumo usar Atributos, pois desde a versão 3, ele não funcionava bem, pois em determinadas áreas o valor atribuído não se apresentava, não sei se foi corrigido isso.

Vamos nos concentrar em achar a solução, mesmo paliativo para o problema de nosso colega. Precisamos de todos ajudando, tanto do lado do Fornecedor da Linguagem quanto dos usuários (clientes) que já possuem alguma experiência.

Bem, pelo teste que fiz aqui:

Fui em PROGRAMAÇÃO/ATRIBUTOS e criei o atributo TESTE.
Fui em QUEBRAS/EVENTOS/Campo_ongroupby e coloquei o código:

{TESTE}={campodaquebra};

Habilitei o rodapé, selecionei Valor no combo e coloquei o código: {TESTE}

Executei a consulta e o resultado foi o esperado, mostrou o valor do Campo da última Quebra .