Falha no upload de anexos (nome do arquivo) com acentuação

Olá,
Estou com um problema em uma aplicação de formulário único registro. Já pesquisei aqui no fórum mas ainda não consegui uma resposta que resolvesse o problema.

Tenho um formulário onde preciso de 3 campos de anexos doc (nome do arquivo), tais campos funcionam perfeitamente para uploads de anexos cujos nomes não possuem acentuação, caso possua dá ”Falha no Upload”. Percebi que o problema era o charset da aplicação que estava em ISO-8859-1 padrão que o Scriptcase sugeriu. Mudei o charset para UTF8 e os uploads ficaram perfeitos. Como efeito colateral da troca de charset o formulário começou a salvar os dados no BD de forma estranha.
Para contorna o problema utilizei a função utf8_decode() em todos os campos texto no evento onbeforeinsert e uf8_encode no onscriptinit. Isso teria resolvido o problema em meu form, se nele ,não existisse um campo select de “Cidades” que depende de um select “UF”. Deste modo ao selecionar a UF o select de cidades vem preenchido com caracteres estranhos.

Acredito que duas soluções seriam mudar o charset do “” do select, OU encontrar uma maneira do formulário aceitar anexos com acentuação utilizado o charset ISO-8859-1 na aplicação, mas ainda não sei como chegar em ambas as soluções.

Alguém já teve esse problema e poderia por favor me ajudar?
Obrigado.

1 Curtida