Exportar excel com celula mesclada

Quero exportar uma consulta realizada em uma grid, até ai tudo bem, porém em certas colunas quero que se o conteúdo da celula logo abaixo seja igual, que o scriptcase mescle as duas ou mais, a única opção que vi no sistema é de “não exibir valores repetidos” porém essa deixa a celula vazia, não faz nada de mesclar com as outras celulas que tem o mesmo conteúdo, se alguém já passou por essa situação e puder me ajudar eu agradeço…

Nunca passei e acho por demais estranho mesclar células dessa forma.

O entendimento do relatório, a meu ver, fica prejudicado.

Pode anexar imagem como exemplo?

Mesmo assim acho que a ferramenta não fará isso.

Bom dia Haroldo, é uma honra conversar com você, já li inumeras respostas suas aqui no forum.
Eu até gostaria de enviar uma imagem mas sempre bloqueia o envio via upload com uma mensagem de erro, segue o link dela para você ver: https://ibb.co/X5Jdqfy .
Basicamente é uma metodologia de análise/orçamento, por isso existem esses agrupamentos e as cores nas celulas, o agrupamento baseado em cores é tão complexo que o usuário final tem que fazer manualmente mas os outros agrupamentos que são Setor > Cargo > Produto são lógicos, se eu pudesse fazer pelo SC o processo seria acelerado.
Obs: em excel existe macros que fazem isso, eu testei e funcionam perfeitamente.

O prazer é meu @telismar_jr.

Sinto mas aplicação do tipo grid não vai fazer o que precisa.

A exportação em excel é obrigatória?
Se usa exportação excel apenas para dar o acabamento no relatório (tipo as cores), mas não é uma exigência, aconselho usar PDF Livre, através da aplicação Report PDF, onde a liberdade é total.

Ou uma blank gerando excel diretamente pelo PHP.

Mesmo a regra para grupamento e cores serem complexos, não deixa de ser uma fórmula, que pode ser aplicada e funcionar para todas as situações.

Infelizmente é uma exigência, esse relatório gerado pelo SC ainda será utilizado fora do ambiente, o usuário faz adaptações, anotações, depois exporta para um modelo de planilha do laboratório, acho que terei que me contentar com a macro do excel.
Mas eu gostei de saber que consigo essa flexibilidade no Report PDF (ainda não precisei usa-los, meus reports são sempre muito simples).
Obrigado.

A app Report PDF, no padrão da ferramenta não dá liberdade.

Quando disse PDF livre, quis dizer high code em php