Exportar dados do banco para Word já formatado

Bom dia Galera,
Estou enfrentando um pequeno problema que não sei como resolver, mas já vi em um projeto algo parecido (Projeto que não tive acesso ao código fonte).

Tenho vários documentos de texto que são abertos pelo Word, um cliente utiliza cada um para uma determinada situação e cada um deles conta com um cabeçalho diferente, logo, informações diferentes, só o que não muda é o que vem do banco de dados. Exemplo:

Nome do cliente, data, Valor (Pode ser devido, compra,…) e Informações diversas.

Nesse projeto que vi, o sistema sobrescreve as informações do documento com chaves [campo do banco], pelo do banco exemplo de documento:

Cliente: [cliente] Data: [data] Valor: [valor]
Informações:
[informacoes]

Assim o cliente tem total liberdade para fazer o cabeçalho como quiser, colocar logo, foto e etc.

Alguém saberia me dizer como fazer isso pelo scriptcase?
Qual linguagem vocês recomendam caso o scriptcase não comporte?

Na V7 já tem um exportador de documentos para Word muito bom, você faz a consulta em formato livre por exemplo e consegue exportar para Word.

Infelizmente estou ainda com a versão 6.
Na versão 7, eu consigo exportar sem alterar a mascara do documento WORD?
O meu cliente tem ± 50 documentos do Word com cabeçalhos, rodapés diferentes e informações no corpo que variam de documento para documento.
No caso ele só teria de substituir os campos que eu pre-definir no Word

Nesse caso o SC não poderá te ajudar, só fazendo na mão mesmo. Mas se não me engano a V6 exporta pra Word, ou rtf.

só utilizando Delphi ou java então?

Então PHP interage com RTF pelo que sei, mas nunca precisei usar então não tenho muitas informações pra te passar.