Exibir Aplicações

Ariel,

Você seguiu o tutorial da documentação do SC? foi a partir do zero ou aproveitou tabelas?

Pois é Cleyton eu estava seguindo o web help do script case sim, mas na criação das tabelas eu estava criando com a mesma estrutura porém seguindo os padrões de nomes tals que eu costumo usar, como não sabia mais o que fazer resolvi seguir fielmente o web help até as tabelas que ele sugeriu, e funcionou.

alguma coisa eu fiz de errado ou não entendi direito pode ter dado problema.

Valeu pela ajuda de todos.
meu expediente está acabando e só volto na segunda, uma ótima virada de ano pra todos, boas festas!

Blz… Agora que está funcionando você pode personalizar os campos da tabela como precisa, não esquecendo de primeiramente identificar nas apps que o utilizam. Fiz isso.

Quanto ao erro acho que sei o que foi, pelo menos foi que aconteceu comigo:

Na Aba aplicações do gerador do SC tem um campo Código. Como eu também estava aproveitando as tabelas que eu ja tinha, por presunção informei o id da tabela de aplicação. Na verdade esse campo pede o nome da aplicação que é a PK da tabela de aplicações do SC.

Pouts foi isso mesmo que aconteceu, refrescando a memória agora que eu percebi, bobeira hein, mas valeu pela ajuda, abraço ae!

Não sabia que o modelo de segurança CIDAT já foi usado no SC4. Até recebi a versão 4, mas na semana seguinte veio a 5, então nem a usei.
Desconhecendo esta questão, passei um longo email ao Sr. Erico, descrevendo os benefícios do modelo CIDAT e praticamente implorando que o SC5 o disponibilizasse nativamente.
A resposta que obtive? NENHUMA.

Tomara que isto seja resolvido, pq da forma que está, ou fazemos tudo via código, ou duplicamos, triplicamos, XXXplicamos as aplicações para cada caso.

Só não vou é seguir o exemplo e deixar meu cliente sem definição.

Pois é parceiro. Mas como o Harold postou em outro tópico acho que o fim de ano deixou a galera da NM meio ocupado ( o que não justifica o silêncio ). Apesar de tudo a NM tem feito um bom trabalho com o SC. Quem acompanha versões anteriores sente isso. Mas nem por isso devemos deixar de cobrar.

A boa notícia é que você pode implementar manualmente o conceito CIDAT da V4 na V5 sem problemas. Se tiver paciência e tempo pode até gerar automaticamente o sistema de segurança da V5 e implementar o CIDAT nele.

O ideal era o gerador da V5 fazer isso nativamente. Estamos esperando a NM manifestar-se a respeito disto.

Se quiser as tabelas e as aplicações do modelo CIDAT fala ai que mando para vc.

Oi Cleyton, obrigado pela resposta.

Vamos ver se a NM se manifesta então!
Pra mim é muito difícil interagir com o código gerado, por falta de conhecimento de php mesmo.
Será que algum dos colegas experts no assunto não poderiam disponibilizar um tuto por mais simples que fosse? Iria contribuir bastante com a comunidade.

Talvez a gente cobrando aqui, sem deixar o assunto morrer, a NM dê o “ar da graça”.
Com certeza devem estar bem ocupados com as atualizações do SC5, mas…quem não chora, só mama. :slight_smile:

EDITANDO NESSE MEIO TEMPO…
Quero sim, por favor… (rodrigo@gcmsoft.com.br)
Se eu conseguir implementar prometo montar um tuto pra galera.
Muito obrigado.

Abraço a todos!

rrma,

Vc usa MSN?
Qual BD está utilizando?

Cleyton, pode me adicionar no msn através deste email mesmo (rodrigo@gcmsoft.com.br).
Uso mysql.

Valeu.

Aguenta ai que vou exportar as aplicações e as tabelas pra tu.

rrma,

Mandei as aplicações e o banco no seu e-mail. Importe as tabelas para o seu bd as aplicações para o seu projeto e edite a conexão das aplicações após a importação.

Vou arrumar um tempo aqui para disnonibilizar os arquivos para download para o pessoal que precisar.

Qualquer dificuldade dá um grito ai parceiro.

Olá Cleyton,

Não conhecia esse modelo de segurança CIDAT… tens como explicar melhor no que consiste esse modelo? Podes enviar pra mim também essas aplicações e o BD? O meu banco aqui é MySQL.

Abraço,

Kleyber,

No conceito CIDAT você pode além de dá acesso a uma aplicação para um grupo de usuários por exemplo, pode dizer o quais direitos estes usuários tem na aplicação: Consultar, Incluir, Deletar, Atualizar ou Tudo.

Neste sentido, se você dá a um grupo o direito IA sobre a uma aplicação de Cadastro de Clientes, os usuários do grupo somente pode Incluir ou Alterar registros. Se der T os usuários podem Incluir, Deleter ou Alterar registros. Se der I podem somente Incluir registros.

Informe seu e-mail que mando pra vc sim.

Cleyton,

Obrigado pelos esclarecimentos. Meu email é kleyber.ribeiro@grupoferraz.com.br

Abraço

Kleyber,

Enviei em seu e-mail.

Pelo que entendi, CIDAT, são as primeiras letras dos tipo acessos a uma aplicação, não é um modelo de segurança, por que até desconheço a sigla, nem uma norma a se aplicar em gestão de segurança.

Exatamente Harold, é um conceito. Poderia-se usar 12345. Bom eu pelo menos já conheço este conceito a um certo tempo. A questão principal aqui é: Porque a NM não implementou ele nativamente, posto que na V4 ele é ensinado inclusive nos treinamentos.

Na minha opinião é que mesmo que não seja padrão de projeto, em aplicações com vários níveis de usuários este conceito é muito importante pela facilidade de gerenciamento de regras de acesso. O que chamo de modelo de segurança não é a sigla e sim a estruta que permite que se use CIDAT.

Recebi, Cleyton. Muitíssimo obrigado.

Bom Dia,

Só para ratificar o que já foi dito, o CIDAT não é um modelo de segurança propriamente dito, e sim uma implementaçào que pode ser feito de outra forma ou com outras siglas sem problema algum. E este “recurso” já é antigo nas aplicações/sistemas criados no ScriptCase, como disse ele é só uma implementação.

Porém, passei como sugestão para os responsáveis analisarem e implementarem. Concerteza é um recurso bastante utilizado e interessante de ser implementado da mesma forma que foi com o módulo de segurança e tornar parte da ferramenta, por padrão.

Rodrigo Lins.