Exclusão de registro com relacionamento entre tabelas

Olá a todos!

Em meu banco de dados, possuo relacionamentos entre tabelas (normal, né!?).

Quando eu tento excluir um registro que está sendo usado em outra tabela, o banco de dados retorna um erro de FK (normal também).

[size=14pt]A dúvida é:[/size]
Há no ScriptCase alguma forma recomendada de se mostrar uma mensagem amigável ao usuário quando isso acontecer? Atualmente, recebo um texto que não fará sentido ao usuário, gerando suporte desnecessário:

Mais uma vez, obrigado!

E, se não houver um recurso do SC para isso, como vocês lidam com esta situação?

:slight_smile:

Olá, no formulário vai em Aplicação -> Mensagens para configurar, ou se não quiser que apareça o erro vai em Configuração -> configuração do erro e desabilita.

Abraço,

Eu preciso mostrar uma mensagem informando ao usuário algo como “Não é possível excluir o registro pois ele está sendo usado em outros cadastros!”.

Se entendi bem, sua sugestão vai desabilitar todas as mensagens de erro (é isso mesmo?)… Eu gostaria de tratar este erro em específico (pois se eu não mostrar os outros erros, posso ter sérios problemas de suporte).

Nos sistemas que desenvolvi, manualmente, eu tinha um array ou dictionary que vinculava os códigos dos erros às mensagens personalizadas.
Imaginei que houvesse algo similar no SC… (será que existe?)

Absss

Amigo faz uma consulta em OnBeforeDelete e da um print na mensagem acima.

abs!!

Em onBeforeDelete eu não tenho nenhum código.

:? Print em qual mensagem? Se vc está falando desta msg (“Não é possível excluir o registro pois ele está sendo usado em outros cadastros!”), ela não existe no sistema. O que eu disse é que quero substituir a msg atual de erro por esta msg…

Sugestão:

Opção: Formulário, Dependências
O inconveniente que irá gerar select pelo SC nas dependências, mas você poderá configurar a sua mensagem.

Olá Jocimar. Vou estudar sobre dependências no SC.

Obrigado pela dica :smiley:

Ah, prefiro deixar no banco o que o banco sabe fazer bem

Flávio,

Não foi minha intenção sobre preferências, ou o que é melhor, mas sim informar o que existe no SC, só isto, beleza ?!

só dei minha opinião sobre, relaxa, não é crítica, e questão de preferencia só