Prezados,
Estou tentando fazer uma aplicação que acessa duas tabelas sendo que uma é apenas para buscar um código lookup.
Eu gostaria de executar um filtro sql antes, para que aparecesse apenas os registros que não foram inseridos na outra tabela.
Então preciso saber como criar um evento para ocorrer no momento que o usuária clicar em inserir um novo registro,. não é no botão “incluir”, é antes, quando é chamado o formulário de inclusão.
Utilize o método onBeforeInsert…
ou utilize o botão NOVO
sc_btn_new
Available when the “Add New” button is clicked. Can be tested and used inside the ScriptCase events, allowing especific programmation in run time.
Ex. 1:
if (sc_btn_new)
{
{My_Date} = date(‘Y/m/d’);
}
Prezado Adriano,
Obrigado pela resposta, mas infelizmente ou eu não entendi ou não é a solução para o meu problema.
Eu preciso interceptar o evento de clique no botão “Novo” botão padrão das telas de formulário.
Pelo que testei o evento onBeforeInsert ocorre após o botão salvar. Eu quero inserir uma programação exatamente antes da tela de inserção de dados ser habilitada.
Se você ou alguém souber como interceptar eventos dos botões dos formulários, ficarei muito agradecido se puder compartilhar comigo.
Boa tarde ronan…
No scriptcase, temos botões para diversos eventos… vamos a explicação…
sc_btn_new… esse evento ocorre quando você clicar no botão NOVO (ou seja, novo registro)… é nesse momento que vc irá colocar algumas programações, setar campos com suas regras… ele vai habilitar uma tela nova de cadastro…
if (sc_btn_new)
{
aqui é: quando clicar no botão novo o campo {My_Date} = date(‘Y/m/d’);
}
sc_btn_insert – esse botão aparece logo após vc clicar no botão NOVO… QUE quando vc clicar nele vc poderá colocar algumas programações antes de fazer a inserção do registro dessa tela.
por exemplo sc_message(“Record inserted successfully”);
só que existe outros eventos específicos… podendo ser utilizado o onValidade ou mesmo OnBeforeInsert…
sc_btn_update — já esse botão (evento) só aparece depois de inserido o registro…
que é o SALVAR, ou Alterar…
entendeu…
Olha, se estiver começando a usar o scriptcase… vale a pena dar uma lida das macros que ele disponibiliza.,… podendo te economizar um tempo… antes de fazer manual…
Um exemplo de função: de vc conseguir validade se um campo está vazio… usando empty: if (empty({meu_campo})) { execute isso } né… para data, essa função não funciona, existe uma própria: if (sc_date_empty({mia_data))) { data está vazia}
assim vc marca os que mais utiliza no dia a dia… entendeu.
Adriano muito obrigado pela explicação. Eu entendi que para testar se o botão novo foi ativado devo fazer o test com
if (sc_btn_new)
Minha dificuldade é em que local colocar este código, em qual evento? já que eu não criei este botão, ele é do sistema.
Agora, tem como criar um botão e determinar que quando ele receber um clique ele execute o evento onClik do botão novo do formulário?
sc_btn_new não é um botão, é uma propriedade que é setada como TRUE se o formulário estiver em modo de inclusão.
WebHelp informa os escopo da propriedade, basta estudar lá que saberá onde pode usá-la.