Erro na recuperação de valor de um campo

Bom dia, pessoal!
Criei um campo na minha aplicação grid no evento “onRecord” que obtém o valor de outro e exibe um modal assim que o usuário clica. Estava funcionando perfeitamente, no entanto, por algum motivo ele parou de obter o valor de cada registro individualmente ( descobri isso ao exibir o valor de “$texto”), e só mostra o valor do texto corretamente quando o campo “{texto_publicacao}” está sendo exibido.

$texto = {texto_publicacao};
$padrao = ‘#2d2c55’;
$clicado = ‘#4a4a4a’;

if (empty({texto_publicacao})){

$texto = "Não há nenhum texto vinculado a este registro!";

} else{

}

$botao_html = “<a id=“botaoVisualizar” href=”#" onclick=“showModal(’$texto’); this.style.backgroundColor = ‘$clicado’; return false;” style=“text-decoration: none; background-color: $padrao; color: white; padding: 5px 10px; border-radius: 5px; display: inline-block;”>Visualizar texto";

{resumo} = $botao_html;

Alguém já passou por algo parecido ou teria alguma sugestão? Já testei por evento Ajax também, e ocorre a mesma coisa.

Não entendi muito bem a situação então não sei se tem relação, mas já tive problemas ao realizar contas com campos que quando estavam no grupo de “CAMPOS NÃO MOSTRADOS”, estes eram recuperados como null invés do valor correto e apenas funcionavam se estivessem exibidos ou se eu salvasse o valor em uma variável global no evento onRecord.
De acordo com o suporte o correto é colocar o campo em algum bloco visível e depois ocultar o mesmo através da Macro sc_field_display, caso você não queira exibir o campo, mas ainda queira usa-lo em algum momento.